JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 6 de março de 2017

Do jornalista Carlos Alberto Alves


Tarrafal o "Pântano da Morte"


Cabo Verde tem histórias de açorianos que lá estiveram como operadores aéreos, muito deles conhecidos, citando, nomeadamente, meu primo Henrique "Seguro", um outro cidadão de São Miguel de sobrenome Coutinho, creio também que o Cizenando (aqui a dúvida se com C ou com S).

Numa das minhas presenças na Semana Cultural das Velas como jornalista, contactei com outro convidado, o Basílio presidente da Câmara Municipal da ilha do Sal (onde esses açor
ianos lá estiveram) que, muito gentilmente, me endereçou um convite para visitar Cabo Verde, particularmente a (sua) ilha do Sal. Acabei por não ter hipóteses. O preço de ser editor e/ou chefe de redação.


Hoje, vi no facebook uma foto de um casal meu conhecido que esteve em Cabo Verde e não perderam a oportunidade de visitar a célebre (e triste) prisão do Tarrafal, conhecida no tempo de Salazar por "Pântano da Morte". Lá estiveram exilados muitos anti salazaristas, entre eles, os falecidos Álvaro Cunhal e Mário Soares.


No Tarrafal também por lá passou um grande homem ligado ao futebol e um dos fundadores do jornal A Bola,(por onde passei durante vinte anos como correspondente nos Açores), de nome Cândido de Oliveira, o Mestre Cândido como era conhecido entre os "experts" do futebol daquele tempo. E foi Mestre Cândido, com uma visão extraordinária, que trouxe de Alenquer o Vítor Santos para o jornal, sem dúvida um dos expoentes máximos do dito jornalismo desportivo. E não foi por mero acaso que chegou a chefe de redação.


Grato a este casal da minha terra por terem autorizado a publicação da foto.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

1 comentário:

  1. Saozinha Martins Amigo Carlos Alberto Alves Silva, tenho o livro "Tarrafal, o Pantano da Morte" escrito por Candido de Oliveira....de seu nome completo, Candido Fernandes Placido de Oliveira...encontrei em casa dos meus sogros alguns anos atraz, mas com o nome do meu falecido marido e a data 25 de Setembro de 1974...ainda nao o consegui ler todo..so por partes, ate parece que tenho medo de recordar aquele tempo horrivel...o que faziam a certas pessoas. Quando li o seu "post' lembrei-me do livro que estava esquecido na estante e que talvez agora o va folhear novamente. Boa noite Amigo. Tudo de bom. Abraco!

    ResponderEliminar