JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 12 de setembro de 2017

A importância das Casas dos Açores




Fotos na Casa dos Açores do Rio de Janeiro  


A Vigésima Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores decorrerá a partir de amanhã, no Canadá, país que, em reportagem, visitei por cinco vezes, mas, paradoxal que possa parecer, nunca estive numa das três Casas dos Açores sediadas no referido país. Este encontro serve, sobretudo, para uma troca de experiências e, fundamentalmente, a exposição das próprias aspirações com vista ao futuro.

Pelas informações que fui recolhendo ao longo do tempo em que me iniciei nas lides jornalísticas, a Casa dos Açores com sede em Lisboa tem apoiado estudantes da região que se deslocam para a capital a fim de prosseguirem os seus estudos, neste caso universitários. Conheço alguns amigos, já formados, que por lá passaram e que se sentem honrados por esse mesmo facto.

No Brasil, existem cinco Casas dos Açores, naturalmente onde pululam açorianos emigrados para este país: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Baía. Relativamente a este número, apenas visitei em 2014 a Casa dos Açores no Rio de Janeiro por ocasião da vinda de elementos ligados às Festas Sanjoaninas da ilha Terceira e que se deslocaram com o intuito de divulgarem as maiores festividades  do arquipélago dos Açores. Foi, realmente, um encontro muito animado no dia da apresentação e o almoço de confraternização realizado no domingo e no qual usei da palavra a convite da respectiva direção que me acolheu de braços abertos. Na verdade, eu estava em dívida para com os meus conterrâneos associados à Casa dos Açores do Rio de Janeiro, uma vez que residi alguns anos em Niterói, Rio e, também, na cidade serrana de Petrópolis. O mesmo não poderei dizer em relação às Casa dos Açores do Rio Grande do Sul e de São Paulo, uma vez que foram curtas as minhas passagens, ou seja, um mês no Rio Grande do Sul e em São Paulo (um mês na zona do Ipiranga).


Sabe-se, porém, que devido a toda esta crise que o país atravessa, as Casas dos Açores com sede nos referidos estados do Brasil sentem essa situação em termos de presenças regulares de associados. Poderá, inclusive, ser uma questão a ser apresentada nesta reunião do Conselho Mundial das Casas dos Açores.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário