JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 23 de março de 2019

Da poetisa-escritora Maria Azevedo


Memórias...

"Tio Pão mole", meu vizinho da guarita, que conheci tão bem!... 
Era miúda, mas passava lá algumas horas a vê-lo fazer "milagres" com o barro... 
Aquele pé descalço a fazer andar a roda... 
Aquelas mãos a moldarem maravilhas... 
Quanto o admiro até hoje... 
Marcou o meu olhar e ficou-me no coração!
"O tio Pão mole", como o chamávamos... 
Se fosse hoje, chamava-o:
"Senhor das mãos magicas"!!!
(Em sua memória , grata por estas memórias)


Pensamentos...

E há tristezas, que se soltam de lugares secretos... 
E nos navegam os gestos... 
E embriagam os olhos...
E é um grão de areia... 
Em poeira de luz clara...
Onda de mar... 
Tocando a face de sal... 
E o corpo da alma tem um sabor exausto... 
Como um infinito parto...
Afago a vida, para comandar o sentido das coisas...
Enroscando-me, na minha concha de "lapa burra", 
Para brilhar de madre-pérola...
É preciso dar ocupação à ave,
Que por vezes, magoada voa em nós... 
Num minuto de cinza...
E peço ao vento,
Que leve tudo... 
Ao vento que vem da Nave... 
Cortado, frio e rápido...
E tenho mil sonhos na minha mente
"Descrente-crente", 
nesta aventura de ser: 
Eu!
E esta emaranhada teia, 
Escrava nas minhas mãos,
Plantando palavras que redescubro,
Nesta dimensão,
Todo o nada me toca... 
E é tudo... dona de tudo... 
De um pouco ter...
E tão somente,
Porque num minuto me talharam este,
"Sabor de sempre"...
Entro pelas "frechas" de mim, 
Onde escorrem as minhas lutas,
Enlutadas...
E ás vezes, sou "menos eu", 
Em viagens, mil vezes adiadas...
Desta que em mim faço nascer...
"Empoemando-me" a esta entrega, 
A que livre me condeno !
E continuo de coração descalço, 
Sobre a vida!
As palavras "estão por um fio"...

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário