“Mercúrio: Análise – Curiosidade - Intelecto ”
- Na sequência das publicações anteriores, sobre a influência dos Planetas na vida humana, hoje vamos abordar o Mercúrio – “Deus do Pensamento e da Comunicação”.
- Mercúrio é responsável pelas funções elementares do intelecto.
É o planeta que torna possível comunicar as nossas ideias, unindo o superconsciente, o consciente e o inconsciente.
As funções principais tratadas pelo Mercúrio são: curiosidade, concentração, intelecto, raciocínio, aprendizagem, comunicação (através da fala e da escrita), habilidade manual, locomoção física e conhecimento.
- Mercúrio demora 88 dias a deslocar-se ao longo de todos os Signos.
As Casa três e a Casa seis estão associadas a Mercúrio, que é regido por Virgem e Gêmeos.
- A consciência das Leis Universais de causa e efeito e a administração de energias potencializam o Mercúrio, fazendo assim com que possamos pensar e comunicar.
Como todas as forças planetárias, Mercúrio é neutro em essência e serve igualmente ao ego e ao “eu superior”. É associado a Hermes, o mensageiro dos Deuses, responsável por fazer a ponte entre o etéreo e a matéria.
- O ego, que gosta de pensar que está no controle, na verdade tem pouco controle sobre os pensamentos que aparecem compulsivamente em seu radar. As consequências disso podem variar de tristeza a sobrecarga nervosa. À medida que o Eu superior desperta, Mercúrio se torna uma ferramenta que é usada quando necessária e posta em repouso quando alcança o seu propósito.
- A comunicação é a manifestação externa de Mercúrio. A forma como falamos e escrevemos, a nossa coordenação nervosa geral, revela como Mercúrio funciona dentro de nós.
- O Planeta age processando grandes volumes de informação dentro do nosso Ser essencial, que é representado pelo Sol.
Mercúrio permite que cada um de nós pense, diferencie as coisas e se expresse de uma maneira única. É a força por trás das atividades mentais e está associado com as mãos e o nosso sistema nervoso.
- Mercúrio é o nosso intelecto, inteligência e comunicação, não como nos sentimos ou nossas emoções. Como imaginamos e sentimos sobre uma determinada situação é o papel da Lua, já a forma como resolvemos e intelectualizamos sobre as mesmas situações para posteriormente agir tem a ver com Mercúrio.
Mercúrio permite usarmos a inteligência e a racionalidade para abordarmos problemas e outros assuntos do nosso quotidiano. Se fôssemos regidos apenas por instintos (Lua), ação bruta (Marte) e afetividade / impulsos sociais (Vênus), pareceríamos muito mais com os animais na forma de agir.
- O posicionamento de Mercúrio em cada Signo e nas Casas da Mandala é que vai determinar a nossa organização e capacidade para tratar informações e transmiti-las.
- A Casa e o Signo onde Mercúrio se encontra em um Mapa Astral é a área da vida onde cada um de nós tem mais facilidade de se expressar e lidar.
- Além de tudo isso, Mercúrio simboliza também as várias pessoas que nos cercam, como os colegas de escola, de trabalho, vizinhos, amigos que fazemos na infância e na adolescência, crianças, irmãos e primos.
- O lado positivo de Mercúrio traz versatilidade, perspicácia, engenhosidade, habilidade intelectual e manual, inteligência apurada, objetividade e diplomacia.
Traz ainda uma cultura geral que vem da habilidade em assimilar ideias e informações, o prazer em comunicar, a curiosidade, o gosto em investigar e descobrir uma espirituosidade que ajuda a nossa adaptação ao meio em que vivemos.
- O lado negativo de Mercúrio pode trazer problemas físicos, superficialidade, nervosismo e irresponsabilidade. Negativamente abre portas para o calculismo, ceticismo, ou para as superstições.
Mercúrio em aspeto negativo no Mapa de Nascimento faz com que a pessoa seja dispersa, superficial, distraída e fale sem objetividade nem fundamente.
Crianças com Mercúrio retrógrado ou mal posicionado no Mapa Astral podem começar a falar tarde, por exemplo.
Sem comentários:
Enviar um comentário