JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 28 de maio de 2019

Da escritora Graziela Veiga - CUIDADORES!!!


CUIDADORES!!! 

Nem sempre, as coisas correm de feição. Há altos e baixos. Fazemos projectos que, por vezes, não se cumprem tal como os idealizamos, um dia. Sem darmos por isso, não passamos de cuidadores, aquelas pessoas que fazem de tudo para que os outros se sintam felizes e reconfortados. Mas e elas? Alguém pensa nos cuidadores? Então, sem que nos apercebamos, ficamos na bancarrota emocional. Há um desgaste, um cansaço tão grandes, que na maioria dos casos, necessitamos de uma bóia de salvação. Por isso, temos que ser egoístas, de vez em quando, pois não podemos dar o que não temos. É um processo de introspecção. O pensarmos no nosso estado emocional, nas nossas carências afectivas e até na nossa saúde mental e física, o tomarmos consciência que necessitamos tirar tempo para nós, a fim de que retemperemos todas as forças vitais, de forma a que possamos dar resposta e continuarmos a nossa tarefa de cuidadores. 

A negação a ser cuidador na vida de alguém, é apenas um adiamento, pois um dia, cabe sermos cuidadores ou cuidados. A vida surpreende-nos a cada passo, e enquanto andamos a fazer de conta, há algo que nos ultrapassa e deixa-nos precisamente onde eventualmente podemos ficar, sem que alguém se compadeça de nós. 

Porquanto, e perante semelhante situação, prefiro ser cuidadora a ser cuidada, pois é uma situação embaraçosa, que nos limita e nos confina a uma vida onde dependemos dos outros, posição bastante constrangedora e vulnerável. 
Quase todos, nem que seja uma vez na vida, já fomos cuidadores ou cuidados. Hoje meu, amanhã teu! 

Estejamos atentos, sejamos sensatos e solidários com o sofrimento dos outros. No entanto, quando nos restringirmos apenas a ser cuidadores, tornemo-nos um pouco egoístas e tiremos tempo para renovarmos as forças e continuarmos a tarefa que nos coube na sorte. Não é nada, mesmo nada fácil!!! 

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário