JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Da escritora Graziela Veiga - O QUANTO VALE UM SORRISO!



O QUANTO VALE UM SORRISO!

Um sorriso sincero vale mais do que palavras! É como um lenitivo para os nossos problemas, as nossa dores e preocupações. 

São diversos os motivos pelos quais nós sorrimos. Nem sempre o sorriso é sinónimo de felicidade. Por vezes, o sorriso esconde o nosso sofrimento, ou o motivo pelo qual estamos tristes. 

De certo modo é a forma de explicar a razão que nos entristece e não estamos bem. 

Não nos é devido andarmos sempre a mostrar a nossa fraqueza, urge sermos fortes, mesmo que por dentro estejamos numa grande confusão. 

Há sorrisos que escondem lágrimas, cansaço, tédio e até vontade de desistir. Mas como vivemos em sociedade, e temos que ir trabalhar, não é conveniente que estejamos no local de trabalho, ou noutro local qualquer com aquela vontade louca de rebentar em choro. Por isso, aguentamos tudo o que podemos e quando chegamos a casa, desabamos a chorar. 

Após esse choro, a única atitude correcta, é voltarmos a meter um sorriso no rosto e voltarmos a viver. 

O importante é nunca nos esquecermos de nós, o que somos, o que queremos e o que guardamos dentro de nós, no nosso coração. 

Nunca nos esqueçamos dos caminhos já percorridos, das victórias que já festejámos com alegria e das derrotas que nos tornaram mais fortes. 

Por tudo isso, devemos cuidar de nós, com todo o carinho que merecemos. Com um sorriso no rosto, não um sorriso hipócrita, mas um sorriso de quem está de bem com a vida, ou quer mudar o que está menos bem, sempre na expectativa de que dias melhores virão. 

Demos oportunidade a nós mesmos, não sejamos os primeiros a julgar-nos e a perdermos a esperança em nós. 

Não deixes morrer a tua essência, o brilho do teu olhar e o sorriso que tão bem nos caracteriza. 

Nós merecemos coisas boas, pessoas que nos queiram bem, mas mais do que isso, eu tenho que ser a primeira a querer o meu bem, e a meter de lado os pensamentos negativos que me puxam para baixo, e os sentimentos menos felizes que, por vezes me assombram e fazem com que eu duvide de mim própria. 

Tenho de ser a primeira a querer ser feliz e a lutar por isso, mesmo que por vezes, pense que não vou conseguir. 

Para que esse sorriso seja uma constante, tenho de munir-me de todas as forças, tentar e procurar aquilo que me preenche, me faz sorrir e sentir viva. 
Eu mereço esse sorriso a mim mesma, pois se eu conseguir metê-lo no meu rosto, vejo a vida com outros olhos, com positividade. 

Quero ser o sorriso que alguém espera de mim, mas também quero provocar o sorriso naqueles que me rodeiam, e fazer com que os seus dias sejam melhor vividos, pois há sempre quem deseja ver-nos sorrir.

28-05-2019
Graziela Rocha Veiga

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário