Por que ter um blog profissional?
Atualmente, a ideia do blog não se restringe mais ao âmbito pessoal, mas se direciona também ao campo profissional. Enquanto no primeiro caso funciona como um diário virtual, no segundo caso aparece como uma espécie de biblioteca de conteúdos, cujo objetivo é estabelecer uma comunicação entre o autor do post e o leitor, possível cliente.
Nesse sentido, um número expressivo de empresas e profissionais já utilizam blogs, como forma de criar e disponibilizar conteúdos na rede. Contudo, mesmo que você tenha tomado consciência dessa realidade antes, bem como diante da gama de informações acessíveis na internet, deve estar se perguntando agora: mas, qual é a necessidade real de se produzir mais informações ainda, a partir da construção de um blog profissional?
Bem, o que talvez você não saiba é que 48% dos consumidores fazem uso de buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) para iniciarem suas pesquisas, relacionadas tanto aos seus interesses pessoais quanto ao seus hábitos de consumo, o que significa que produzir conteúdo de qualidade para um público-alvo pode contribuir, e muito, para o reconhecimento do seu trabalho, bem como divulgação da sua oferta de serviço profissional.
Nesse sentido, eu pergunto: você já pensou em ter um blog profissional?
Neste artigo irei elucidar o motivo pelo qual ter um blog, hoje, se tornou uma verdadeira necessidade. Além disso, buscarei descrever seus benefícios em uma estratégia de marketing bem estruturada, assim como o que é preciso fazer para que os seus artigos sejam encontrados pelos buscadores, bem como darei dicas de como fazer com que eles cheguem até o seu público-alvo.
Blog profissional: uma boa estratégia para o seu marketing
Todo profissional quer poder ser encontrado por seus possíveis clientes, mas nada adianta oferecer um ótimo serviço e não ser conhecido. Da mesma forma, todo profissional quer ser reconhecido pelos seus pares, porque isto demonstra o quão preparado está em um mercado cada vez mais competitivo.
Tendo isso em vista, um caminho que pode ser percorrido, a fim de se conquistar tais objetivos, é o profissional investir em marketing. Entre as muitas estratégias presentes no marketing de conteúdo, o qual já é considerado uma das principais tendências do marketing voltadas para a era digital, encontra-se uma em especial, que oferece um custo-benefício bastante atrativo: o blog.
Com base na variedade de informações que todos nós estamos expostos e sujeitos a nos emaranharmos, uma das funções do blog é que você poderá coletar e organizar dados dispersos na rede, de forma a entregar conteúdo relevante a partir de uma seleção prévia. Como esta produção de conteúdo terá como pano de fundo o estudo do seu campo de atuação e a sua experiência profissional, ficará muito mais fácil atrair novos clientes e fidelizá-los, porque você sempre estará atento, de um lado, ao que há de novo na sua área, e, de outro, aos fundamentos sólidos já adquiridos em sua carreira.
De igual modo, um blog tem por objetivo construir "autoridade" diante do seu público, uma vez que ele funciona como uma espécie de vitrine, expondo seu conhecimento, sua capacidade criativa e a sua sensibilidade para perceber demandas reais e oferecer soluções criativas.
Além disso, se você possui um site, é imprescindível saber que o blog é um dos modos mais eficientes de atrair visitantes, uma vez que é muito mais fácil clientes em potencial iniciarem suas buscas por conteúdos que dizem respeito a sua "dor", ou seja, ao problema para o qual desejam encontrar solução, do que por uma marca ou nome de uma empresa. Sendo assim:

Sem comentários:
Enviar um comentário