JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 27 de maio de 2019

De Osvaldo Cabral jornalista e diretor do jornal Diário dos Açores - Uma hecatombe


Uma hecatombe!

As eleições europeias, como se previa, foram uma hecatombe em termos de participação.

É preocupante o que se está a passar em Portugal, o único país europeu onde o fenómeno abstencionista assume resultados escandalosos.

Nos Açores a gravidade ainda é maior, já que batemos todos os recordes inimagináveis.

Se os partidos continuarem a fingir que estão preocupados, sem fazerem nada, arriscam-se a falarem sozinhos nas campanhas e a elegerem candidatos sem representatividade popular nenhuma.

É urgente alterar o sistema eleitoral, chamando mais os cidadãos a participar na escolha dos candidatos, abrindo a participação a candidaturas independentes e corresponsabizando mais os eleitores ao longo do mandato e não apenas durante as campanhas eleitorais, altura em que os eleitos se lembram de se aproximar dos eleitores, pensando-se também em introduzir novos instrumentos que facilitem a participação eleitoral, nomeadamente o voto electrónico.

Quanto aos resultados partidários nos Açores, estão praticamente em linha com os nacionais, com a vitória esperada do PS, o único que apresentava um candidato em posição elegível, a queda prevista do PSD, a subida esperada do Bloco de Esquerda, a surpresa do PAN e o desaparecimento do CDS.

A vitória do PS nos Açores foi menor do que a de há cinco anos, perdendo à volta de mil votos, mas não deixa de ser uma boa vitória, atendendo ao fosso que continua a manter em relação ao segundo, o PSD, que também perde votos.

É verdade que o PSD não tinha candidato nos Açores, mas a forte queda fará com que os responsáveis sociais-democratas reflictam muito sobre os próximos combates eleitorais, nomeadamente as legislativas de Outubro próximo e as regionais do próximo.

Resta agora aos partidos retirarem as lições destes resultados, sobretudo relativamente à abstenção, e preparar as próximas eleições com maior proximidade aos eleitores e mais mobilização.

Osvaldo Cabral
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário