JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Homenagem a pessoas que deram cartas - D. MARIA DA FARMÁCIA PIMENTEL


PESSOAS QUE SE ENTREGARAM AO PRÓXIMO

 Em diversos sectores da vida e profissionalmente falando, há pessoas que se evidenciaram ao longo dos tempos pela forma em que se entregaram ao próximo, servindo sem qualquer pretensão de recompensa, a não ser a de Deus, pois esta é sempre ambicionada e de toda gratificante para quem a recebe.

Mais uma vez, reafirmo que tudo o que tenho escrito em A União desde que abracei esta minha presença bi-semanal é de memória. Por ela (memória) vou puxando, pretendendo, sempre que possível, recuar na minha infância e, óbvio, não deixar de chegar aos tempos hodiernos quando as circunstâncias o impõem.

Neste contexto, já uma vez aqui falei em relação às minhas idas com a minha avó materna à Farmácia Pimentel, farmácia essa que tínhamos como referência pelo fato do senhor Luisinho Pimentel (avô do Rui Felton e da Drª. Isa) ser uma pessoa extremamente atenciosa e de uma delicadeza que, quiçá, não é muito usual no presente. Mas para além do senhor Luisinho Pimentel, a farmácia com o nome do proprietário e que ainda hoje se mantém pela sequência que manteve familiarmente falando (Dr. Rui Felton Pimentel, Dr ª. Isa Pimentel, atualmente), há que referenciar a grande ajudante D.Maria, esposa do Celestino, mencionado  no artigo que escrevi sobre o falecimento do irmão o Virgílio barbeiro. E essa extraordinária senhora ficou sempre conhecida pela “D. Maria da Farmácia Pimentel”,  prestativa q.b. No bairro do Corpo Santo, onde morava (Caminho Novo), a D.Maria do Celestino também apoiava, dentro do seu aquilatado “métier”, a população que a procurava. Quando era preciso levar uma injeção, quando era preciso um conselho sobre um medicamento, sempre se tinha à mão de semear a “D.Maria da Farmácia Pimentel”. Interessante é que umas vezes as pessoas diziam D. Maria do Celestino e em outras a “D. Maria da Farmácia Pimentel”. O Celestino era carpinteiro na fábrica do peixe do Virgílio Lory. O casal tinha três filhas, ainda vivas, duas no Canadá (Tininha e Rosa Maria) e outra em São Miguel (Fátima). A Tininha é casada com o Alexandre Borges, que foi grande hoquista, irmão do Aníbal Borges (RIP), Vasco e Jorge Vilaverde. Alexandre que trabalhou na loja de ferragens do nosso saudoso amigo Henrique Vieira de Melo, vulgo Henrique Sopa.

E se aqui recordamos o espírito de humanismo da D. Maria (prefiro dizer “D. Maria da Farmácia Pimentel”), há outra pessoa que também conhecemos mais tarde com esse testemunho de bem servir a população, neste caso a do Porto Judeu. Refiro-me à enfermeira D. Conceição Castro que desconheço se ainda continua viva. Oxalá que sim. Foi outra profissional da saúde que jamais poderá ser esquecida. Uma pessoa interessante e sempre com um sorriso nos lábios. E toda a gente sabe, pela minha infância, que tenho um carinho muito especial pelo Porto Judeu. E sempre fui daqueles que defendi que a freguesia tinha que funcionar como um todo e nunca dividida em partidos – o futebol, a música, as comédias e por aí fora. Hoje, graças a Deus, está tudo diferente. Nesse sentido, mudaram-se as mentalidades. Amém!!

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário