JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Recordando Roy Caetano (1)


 Carlos Alberto Alves


Numa iniciativa que se pretende tenha continuidade (da nossa parte não haverá quebra de espécie alguma), passamos, uma vez por outra, a conversar com outros cantores admiradores do Roberto Carlos, bem como outros fãs que nunca pisaram o palco, mas que acompanham regularmente a carreira e o quotidiano do Rei.


Abrimos esta série de entrevistas com o cantor Roy Caetano, muito ligado, musicalmente falando, a Roberto Carlos.

1 - Entrou no panorama musical inspirado em Roberto Carlos?

RC - Comecei cantando com nove anos em programas infantis e infanto-juvenis, sempre cantando o nosso REI.

2 - Conte-nos como foi a sua arrancada?

RC - Os meus pais sempre foram pobres. Meu pai Alfaiate (dos melhores), mas batalhou muito para estudar os meus irmãos (somos quatro) e eu sou o único que não estudou. Cantei em Bandas na época da Jovem Guarda. Era difícil gravar um LP ou Compactos, ou seja, uma batalha grande. Em 1981 consegui, depois de dois anos, tropeçar com o Diretor Artístico MOACYR MENGUINNI MACHADO (lançou Gal Costa, José Augusto, Fernando Mendes, e muitas estrelas do disco). Ele era diretor da CHANTECLER, ouviu uma fita minha e me contratou imediatamente, fazendo o meu primeiro disco. Um compacto duplo que virou um grande sucesso. Menina Triste, de Marcos Roberto. Vendeu mais de 80 mil discos e, logo em seguida, lancei no mesmo ano (81) o meu primeiro LP: Só Alegria… Chacrinha, Bolinha, Raul Gil, etc. Aí entrei de cabeça e até hoje correndo atrás.

3 - Você não deve ser exceção: não é fácil cantar Roberto Carlos?

RC - Eu adoro Roberto Carlos desde sempre. Sempre achei que é difícil cantar, pela forma que ele canta (único), os músicos para acompanhar são poucos que fazem direito. É muito grande a responsabilidade de cantar o REI. Modéstia aparte, eu sei cantar Roberto e creio que canto bem, isto porque eu tenho respeito por ele e também tenho medo de errar. Porquê? O Rei não erra.

4 - Até hoje, de Roberto Carlos qual a canção que mais gostou de interpretar?

RC - Emoções, Como é Grande O Meu Amor Por Você, Un Gato Nel Blu, Olha, Proposta, e muitas mais.

5 - Recentemente, o Roy esteve na ilha Terceira (Açores) e o seu show incidiu totalmente em músicas de Roberto Carlos. Nesse sentido, qual foi a reação do público presente?

RC - As pessoas esperam ouvir as canções do Roberto, eu canto outras que não são dele porque preciso mostrar também os meus próprios trabalhos.

6 - Porque não foi a primeira vez que cantou no arquipélago, gosta mesmo dos Açores?

RC - Eu amo os Açores. Tenho muitos motivos para isso e, também, nesta sequência, o continente português. Eu me sinto em casa quando vou aos Açores. Conheço quase todas as Ilhas. São lindas e maravilhosas.

7 - Numa dessas deslocações, deparou com um problema de saúde e foi assistido por um médico nosso amigo, o Dr. Rui Idálio Graça. Pensou no pior, isto é, que jamais voltaria a cantar?

RC - Eu estava no momento certo, no lugar certo, médico certo, e DEUS certo. O Dr. RUI é o melhor médico que conheci, como pessoa e capacidade de primeira. A experiência do Dr. Graça foi fundamental para que eu voltasse a viver. Pensei mesmo que eu jamais voltaria a cantar, mas eu tenho muita FÉ em DEUS (como o REI). Eu batalhei muito para cantar e DEUS me deu mais uma chance. Vou fazer o melhor como pessoa e como cantor.

8 - Mantém regularmente contatos com o Rei?

RC - Tenho mais contatos com alguns músicos do Rei. Ele não tem nem tempo pra ele próprio. É difícil contatos com Roberto Carlos, esta uma grande verdade.

9 - Já participou de algum cruzeiro "Emoções no Alto Mar"?

RC - Já fiz alguns, mas não com o show do Roberto, mas sim com o meu.

10 - Em função do número elevado de cantores que existe no Brasil, em quantidade e qualidade, na sua perspectiva vamos ter no futuro um sucessor de Roberto Carlos?

RC - Tem muitos cantores no Brasil, mas não tem nenhum que chegue aos pés de Roberto Carlos. Tem que nascer outro. E se nascer...

11 - Algum dia sonhou numa carreira próxima daquela que o Rei regista, o maior cantor da América do Sul e um dos melhores do mundo?

RC - Sem dúvida ele é o melhor cantor e popular no mundo inteiro. Ele é o REI e não só... Ele é incrível. Está tudo dito.

12 - Nas suas atuações, que já foram muitas, quer no Brasil quer no exterior, já sentiu o total desagrado do público por via de uma atuação menos brilhante?

RC - Sim, muitas vezes eu não gostei. Às vezes por falta de som, público, tempo ruim. Sinceramente, eu acho que poderia fazer melhor no último que fiz na Prainha (Terceira). Faltou um palco, som, muito vento, apesar de que os amigos da técnica foram maravilhosos. Sem isso teria sido muito ruim para mim.

13 - Já alguma vez atuou ao lado de Roberto Carlos?

RC – Não tive esse privilégio.

14 - Com o seu show em Jerusalém, Roberto Carlos aproximou Israel do Brasil. Concorda com esta nossa versão?

RC - Eu acho que não, mas aproximou o resto do mundo a Roberto Carlos.

15 - Você acompanha o que se faz no Portal Splish Splash? No caso afirmativo, qual a sua opinião?

RC - Eu sou muito ruim de internet, então trabalho pouco em todos os sentidos, mas quero melhorar, porque vejo como é importante a informação, como acontece no Splish Splash que é maravilhoso e não é vulgar. Parabéns e... NOTA 10!

16 - Em ternos de novos valores que despontam com muita frequência e respectiva qualidade, o Brasil, por esse fato, manter-se-á no patamar superior no que concerne ao manancial de revelações?

RC – O Brasil é um país muito jovem e acho que pode melhorar bastante em todos os sentidos, mas, no entanto, precisa de tempo, pois tem que melhorar em vários aspectos.

17 - Quais os seus objetivos com vista ao futuro?

RC - Eu acho que atualmente as músicas que eu gravei, e as que eu canto, estão num momento bem melhor, pois as que se ouve nas rádios são todas iguais e muito poucas com qualidade.

18 - Já agora, e para que fique aqui registado, quantos CD's e DVD's já gravou?

RC - Tenho 13 discos e nenhum DVD. Tenho alguns DVD's que não considero material de qualidade para vender, mas sim para amostras.

19 - As mais cotadas gravadoras têm estado ao seu lado, ou, por outro lado, sente-se um pouco marginalizado pelas mesmas?

RC - São muito marginalizadoras. Não conto com elas e nem as procuro.

20 - Para além de Roberto Carlos, outro cantor que o tenha marcado?

RC - Não dá para comparar com Roberto, mas tem cantores maravilhosos, como, por exemplo, Fábio Jr., José Augusto e outros mais.

ROY CAETANO NO SPLISH SPLASH

- Cantor brasileiro Roy Caetano homenageia médico terceirense
   www.portalsplishsplash.com/2011/08/cantor-brasileiro-roy-caetano.html

- Em Angra do Heroísmo tributo a Roberto Carlos
   www.portalsplishsplash.com/2011/07/em-angra-do-heroismo-tributo-roberto.html

- Roy Caetano em Tributo a Roberto Carlos
   www.portalsplishsplash.com/2008/11/roy-caetano-em-tributo-roberto-carlos.html

ROY CAETANO

Site Oficial
http://roycaetano.com.br/site/

Facebook
https://www.facebook.com/roy.caetano

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário