JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Do colaborador José Henrique Pimpão - Quarenta e uma touradas em junho


Quarenta e uma touradas em junho

Vinte e nove decorrem no concelho de Angra e 12 no da Praia

A Terceira é palco, em junho, de 41 touradas à corda, das quais 29 realizam-se no concelho de Angra do Heroísmo e 12 no da Praia da Vitória. Para o dia 01, sábado, estão agendadas touradas na Ladeira Branca, em Angra; no Largo Comendador Pamplona, no Porto Martins; e no Largo de São João, na Vila das Lajes, todas a partir das 18h30.


                                                                         
Foto Os Bravos – André Pimentel
Legenda - Touradas  Vinte e quatro dos espetáculos agendados para junho são tradicionais

Estão marcadas para junho, na Terceira, 41 touradas à corda. No dia 01 há espetáculos na Ladeira Branca, Porto Martins e Lajes.

O calendário das touradas à corda para junho prevê a realização de 41 manifestações taurinas na Terceira, das quais 29 decorrem no concelho de 
Angra do Heroísmo e 12 no da Praia da Vitória.

Para o dia 01 de junho estão agendadas três touradas à corda, nomeadamente na Ladeira Branca, em Angra (Casa Agrícola José Albino Fernandes e Humberto Filipe), no Largo Comendador Pamplona, no Porto Martins (Manuel João Rocha), e no Largo de São João, na Vila das Lajes (Ezequiel Rodrigues e João Gaspar (filho).

No dia 02 decorrem touradas no Largo de São João, na Vila das Lajes (Humberto Filipe), e Ao Lugar, nos Altares (Rego Botelho).

Seguem-se touradas no Pico da Urze, no dia 03 (Humberto Filipe), e no Espigão, no Posto Santo, no dia 04 (Humberto Filipe), bem como uma vacada na Serra de Santiago, na Vila Lajes, no dia 07 (Ezequiel Rodrigues). 

No dia 08 realizam-se touradas na Serra de Santiago (Ezequiel Rodrigues) e no Largo da Igreja de São Mateus (Casa Agrícola José Albino Fernandes).

Para o dia 10 estão marcadas touradas no Terreiro, na Terra Chã (Casa Agrícola José Albino Fernandes) e nos Altares (Ezequiel Rodrigues e Humberto Filipe), assim como uma bezerrada em São Luís, em Vale de Linhares, em São Bento (Manuel João Rocha).

No dia 11 há uma tourada em São Luís, em São Bento (Casa Agrícola José Albino Fernandes e Rego Botelho), e, 12 de junho, no Terreiro, em São Mateus (Casa Agrícola José Albino Fernandes).

O Rossio, na Praia, acolhe uma tourada no dia 13 (Ezequiel Rodrigues) e uma bezerrada a 14 de junho (Ezequiel Rodrigues).

No dia 15 há, de novo, uma tourada no Rossio (Ezequiel Rodrigues) e outra na Boa Viagem, no Corpo Santo (Casa Agrícola José Albino Fernandes).

Para o dia 17 estão agendadas touradas em São João de Deus (Humberto Filipe) e no Raminho (Casa Agrícola José Albino Fernandes).

A 18 de junho realizam-se touradas em São Luís, em São Bento, (Casa Agrícola José Albino Fernandes), na Fonte de São Sebastião (Humberto Filipe) e na Terra Alta, em São Mateus (Humberto Filipe).

No dia 19 decorrem touradas no Terreiro, em São Mateus (Humberto Filipe e Manuel João Rocha), e na Ribeirinha, na Rua da Igreja (Manuel João Rocha, João Gaspar pai e filho).

Para o dia 20 estão previstas touradas no Cantinho, em São Mateus (Rego Botelho), no Terreiro do Paço, na Ribeirinha (Casa Agrícola José Albino Fernandes e Manuel João Rocha), no Terreiro, no Porto Judeu (Humberto Filipe), e nas Quatro Ribeiras (Casa Agrícola José Albino Fernandes), assim como uma bezerrada na Praça da Vila Nova, no dia 20 (Humberto Filipe).

No dia 21 há uma tourada na Praça da Vila Nova (Humberto Filipe) e, a 24 de junho, tem lugar a espera de gado no Alto das Covas/São Pedro (Ezequiel Rodrigues).

Para o dia 25 está agendada a espera de gado infantil na Rua de São João (António Lúcio) e uma tourada em Santo Amaro, na Ribeirinha (Casa Agrícola José Albino Fernandes e Rego Botelho).

A 26 de junho realiza-se uma tourada na Feteira (Francisco Pereira, Humberto Filipe, Francisco Sousa e João Gaspar pai).

No dia 27 há touradas no Desterro, em Angra (Humberto Filipe, Francisco Pereira, Manuel João Rocha e António Lúcio) e nas Bicas de Cabo Verde (Casa Agrícola José Albino Fernandes).

A 29 de junho decorrem touradas nas Doze Ribeiras (Casa Agrícola José Albino Fernandes, Humberto Filipe, Ezequiel Rodrigues e João Gaspar pai) e no Porto de São Fernando, no Porto Martins (Humberto Filipe e Manuel João Rocha).
Finalmente, no dia 30, há uma tourada no Porto das Pipas (Eliseu Gomes, António Lúcio, Manuel João Rocha e João Gaspar pai).

Das 41 touradas à corda previstas para o próximo mês na Terceira, 24 são tradicionais e 17 não tradicionais.

Horários

Todas as touradas que se realizam em junho têm início pelas 18h30, exceto a vacada na Serra de Santiago, no dia 07 (16h00), a bezerrada em São Luís, em São Bento, no dia 10 (15h00) e a bezerrada na Praça da Vila Nova, no dia 20 (16h00).

Também os espetáculos taurinos integrados no programa das Sanjoaninas 2019 têm horário diferente. 

Assim, a espera de gado no Alto das Covas/São Pedro, no dia 24, está marcada para as 13h00, a espera de gado infantil na Rua de São João, no dia 25, para as 12h00, e a tourada no Porto das Pipas, no dia 30, para as 15h00.

As touradas à corda em Santo Amaro, no dia 25, na Feteira, no dia 26, no Desterro e Bicas de Cabo Verde, no dia 27, e nas Doze Ribeiras, no dia 29, também integradas no programa das Sanjoaninas, têm início marcado para as 18h00.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário