JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 30 de junho de 2019

Da escritora Graziela Veiga - NADA É ETERNO...


NADA É ETERNO...

Quando somos crianças, nunca temos bem a noção das coisas ou dos acontecimentos tal e qual eles são. Chegamos a pensar que tudo o que nos faz felizes, ou nos agrada, vai permanecer assim eternamente. Como seja, os pais, os avós, enfim...a família, os amigos, vão ficar para sempre connosco. 
Pela ordem biológica e normal da vida, primeiro, perdemos os avós. Com essa perda, começamos a sofrer, e conforme a idade, já nos apercebemos que aquela pessoa que tanto amávamos não está mais em nossas vidas, pelo menos, da forma como estava antes, ou idealizámos. 

Tal e qual, quando somos crianças e fazemos as nossas construções, tendas e afins, quando chega a hora de desmanchar, deixa-nos sempre uma certa nostalgia, pois queríamos eternizar o temo, ou seja, queríamos que o tempo parasse e nos mantivéssemos naquele momento de felicidade para sempre. É como se algo se desmoronasse, ficamos tristes, não por pensarmos que não voltaremos a reconstruir, mas porque pensamos que não será a mesma coisa, pois aquela construção estava perfeita. Não queríamos por nada perdê-la. 

Assim é a vida do dia-a-dia. Quando estamos bem ou felizes, quase não dizemos por palavras, ficamos com receio que essa felicidade acabe, ou que alguém nos diga que afinal a felicidade é outra coisa. Por isso, vivemos mais do que dialogamos. É uma fase em que nos sentimos bem connosco próprios. Até temos receio que alguém descubra, uma espécie de superstição.

Para o ser humano, é fascinante a ideia do eterno, mas como já mencionei, não existe nada eterno, por isso, é aqui que os nossos problemas começam. Estamos susceptíveis aos fins, e, sim, eles realmente acontecem. Nem sempre o namoro dá em casamento, e às vezes o emprego dos nossos sonhos torna-se um verdadeiro pesadelo. Também poderá acontecer a uma amizade de anos, de repente, soar-nos que tudo é falso. Só de pensarmos nessa hipótese, dá-nos uma vontade imensa de enfrentar aquela pessoa e dizermos uma série de verdades, mas normalmente, ficamos no nosso canto, tristes e magoados, pensando no tempo que perdemos em prol daquele amigo, que afinal nunca foi nosso amigo. 
É difícil percebermos isso, mas a vida segue o seu próprio rumo e não se compadece de nós. Apenas nos vai deixando lições para que nós aprendamos com elas. 

Deixemos o passado no lugar dele. Se for preciso chorar, choremos, se quisermos gritar, gritemos , mas não paremos o nosso tempo por conta daquilo que não aconteceu da maneira como nós sempre imaginámos. O equilíbrio emocional depende da nossa força em recomeçar, e novos caminhos só serão trilhados se nós nos permitirmos a nós próprios, caminhar. Enquanto estivermos parados no tempo e no espaço, nada mudará.

  1. Nunca esquecer que o sentido é para a frente e nunca para trás.


28-06-2019
Graziela Rocha Veiga

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário