JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 1 de junho de 2019

De Filomena Rocha - “DAR CORDA À SAUDADE"


De colaboração com o jornal Portuguese Tribune  

“DAR CORDA À SAUDADE"

Não importa quantas voltas dê o Mundo, que apesar dos prognósticos dos “senhores do tempo”, Meteorologistas, que sempre há-de haver quem pre-destine os melhores e piores momentos da atmosfera, em jeito de prevenção, algo a que nem todos ligam muito, embora tenhamos de o fazer, por respeito à mãe-Natureza, seguindo os exemplos e cuidados que todos deveríamos de ter, o Açoriano como amigo da sua terra, sempre deseja voltar à sua Ilha, por mais pequena que seja.

Ultimamente, nem sei porquê, tenho visto diversos vídeos de Touradas, feitos e produzidos por amadores e canais de televisão, que felizmente, no nosso tempo já podem transmitir livremente. Não como antigamente que tudo quanto se fizesse era apelidado de pirataria. Era mesmo triste e frustrante! E  isto, para não falar da maquiavélica censura…

Para quê, relembrar o que há anos sofreram tantos e tão bons empreendedores que lutaram àrduamente para ter a sua própria Estação de Rádio, como qualquer um que tem um sonho, o melhor sonho da sua vida para cumprir. Lembrar, só mesmo para que não se repita!

E sonhos, quem os não tem? Uns mais ousados, mais corajosos que outros, mas o que é preciso é nunca deixar de sonhar. Nem que seja para um dia poder voltar à terra-natal E como quem um dia também partiu do ninho, compreendo muito bem o sentimento de estar longe e querer estar perto. O coração fica dividido, e passa a desejar viver entre dois amores.

Até que se habitue a viver uma vida diferente, vai sofrendo a saudade que lhe amarrota a alma, machuca o coração, mas ao mesmo tempo vai criando expectativas  de regressar com mais algumas possibilidades de comprar o seu novo espaço, o apartamento, a casa ou até uma quinta onde possa cultivar os legumes, como sempre sonhou.

Entretanto, vai falando com os amigos, coleccionando vídeos de todas as festas. Os fins de semana, são os que se ajustam para fazer mais alguns trocos em horas extras. Sempre dão mais umas pequenas extravagâncias. Talvez para umas pequenas lembranças, desde que não sejam de “marca", pois a América já não é o que era e já não dá o que dava. 

Uma coisa é certa: ir à Ilha, seja qual for, e elas são nove, é que terá de ser! "E se Deus quiser", é sempre o que o Emigrante diz aos amigos e familiares! 

Os da Ilha Verde, escolhem as Festas do Senhor Santo Cristo! Sem dúvida! E como cada Ilha tem o seu Oráculo, que felizmente ainda muitos têm em conta, pedindo-lhe em prece, muita saúde e anos de vida para gozarem nas festas das suas freguesias, os anos que perderam da celebração o Divino Espírito Santo, comum a todas e todos, na devoção da Alegria e da Abundância.

Se tiver sorte, de uma Ilha, passará para a outra, se houver um barco, um avião que o leve para celebrar os dias que se propôs tirar de Férias. Mas nada o impedirá de pelo menos celebrar no terreiro a alegria do ribombar do foguete e de degustar a panóplia de sabores da mesa do Quinto Touro, tão comum a cada freguesia da Terceira Ilha de Jesus Cristo. 

Do que o Terceirense não pode passar, e só falo do que conheço, é de uma boa Tourada à Corda! Poderão faltar as ondas no nosso mar de lindo azul, que não farão tanta falta para mergulhar e nadar, como a bravura de um touro em corda bem esticada por toda a Ilha, que fará a festa mais redonda que nunca, de alegria, emoção, contentamento e até de loucura que nem todos entendem. 

O tempo das festas, já começou! Por todos os lugares, os altares ao Divino se têm erguido, alguns demasiado extravagantes para meu gosto, mas a par da devoção ao Espírito Santo, do carinho e amizade pelas pessoas, temos que admitir que há tradições que levaram imensos anos a criarem raízes e que, por mais que tentem, essas não morrerão no coração dos Açorianos e tão pouco na alma de um Terceirense que se preze de o ser.  
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário