JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 1 de junho de 2019

Do jornalista Souto Gonçalves - SEM PAI


SEM PAI

Soube que hoje que numa escola da Grande Lisboa os alunos do Básico não fizeram presente para o Dia do Pai, porque “há meninos que não têm pai”.

Pensei que a referência era às crianças cujos pais já teriam morrido ou estando separados da mãe, tinham perdido contacto com os filhos. Achei absurdo. O Dia do Pai é no dia de S. José — e certamente que há um São José nas suas vidas, seja o padrasto ou o pai do pai, ou o pai da mãe, ou um tio. Fui ingénua. Aparentemente o que foi explicado às crianças é que “há meninos que têm duas mães e não têm pai”, ou “dois pais e não têm mãe”. Indignei-me a sério.

Se há meninos que têm duas mães ou dois pais, acho óptimo, mas não há meninos que não têm pai, nem meninos que não têm mãe. Não existe tal coisa.
O ensino em Portugal tem por base o método científico. Por muito que os pais de um aluno acreditem que 2 e 2 não são 4, ou que a terra não anda à volta do sol, tenho a legítima expectativa que a escola não altere o programa de Matemática ou de Ciências para lhes agradar. Na nossa ânsia de tolerância, não pode valer tudo. (Isabel Stilwell)

[O título é da minha autoria]

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário