JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Do jornalista Souto Gonçalves - Taxas e consensos



TAXAS E CONSENSOS
Li, por alto, que foi aprovada a abolição das taxas moderadoras na saúde.

Tenho ido ao Centro de Saúde da Horta -- cuja organização melhorou no últimos tempos de forma muito nítida e positiva -- e pago € 2,00 por uma consulta.

Também tenho ido, mais ou menos uma vez por ano, fazer exames complementares de diagnóstico (análises, como se costuma dizer) e pago cerca de € 17,00.

Perguntam-me sempre se estou isento, o que pressupõe que há quem esteja, presumindo eu que quem não paga é porque está dispensado por causa das suas condições económicas.

Portanto, acho que as coisas estão a funcionar bem assim. Aliás, lembro-me de, há uns anos, no debate sobre a criação destas taxas, quase toda a gente lhes dar o seu aval uma vez que se sabe que o Sistema Nacional de Saúde precisa de dinheiro.

Agora, que estamos perto das eleições -- já não bastavam os passes sociais -- toca a acabar com as taxas moderadoras. E todos os partidos na Assembleia da República se juntaram, exceção feita ao CDS.

Isto também me traz à memória aqueles debates para inglês ver em que todos dizem que o País precisa de reformas «estruturais» e de «consensos alargados» para poder ir para a frente.

Está provado que se trata de demagogia pura, pois sempre que as eleições estão por perto há sempre alguém que resolve tomar uma iniciativa que caia bem ao povo e desbarata qualquer esforço estruturante em direção ao futuro. E ninguém fica atrás neste desvario à cata do voto.

Afinal, há «consensos alargados», mas ao contrário.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário