JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 29 de junho de 2019

Do jornalista Souto Gonçalves - FAIALENSES MAL TRATADOS


FAIALENSES MAL TRATADOS

«Os faialenses, os picoenses e os jorgenses não estão resignados relativamente aos maus tratos de que têm sido vítimas ultimamente e estou a referir-me a vários anos no que toca à questão dos transportes que está em causa neste momento.» (Souto Gonçalves, declaração à Antena 1 Açores, junto à Casa do Relógio, na Colónia Alemã, na Horta, na quarta-feira, 26 de junho de 2019, durante a manifestação de apoio aos dirigentes associativos do Triângulo dos Açores que se reuniram com o presidente do Governo)

Depois disto, na reunião entre o Conselho de Ilha do Faial e o Governo Regional dos Açores, um cidadão, que se encontrava no espaço reservado ao público, pediu para questionar a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas. O presidente do Governo, que, na prática, presidia ao Conselho, usurpando as competências do respetivo presidente, negou a palavra ao cidadão em causa, disponibilizando-se para uma conversa particular. O cidadão em causa insistiu no uso da palavra e o Dr. Vasco Cordeiro repetiu a nega.

Terminada a reunião, numa roda privada, um membro do Governo, que por sinal é do Faial, interrogou-se sobre a razão pela qual os faialenses se acham melhores do que os cidadãos de outras ilhas, pois até, disse ele, têm acesso ao Conselho de Ilha, o que não acontece noutras paragens. Houve quem lhe respondesse dizendo que o caminho da democracia faz-se com gestos de abertura à sociedade, mas quando acontece o contrário são os tiques da ditadura a darem sinais.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário