JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 14 de julho de 2019

Do astrólogo Luís Moniz - “Entendendo a Evolução“


A Humanidade evolui através do tempo, bem como o próprio Universo. A evolução do Ser Humano não se limita aos aspetos materiais de sua existência, mas está sobretudo relacionada com a dimensão consciente do Espirito. 

Através do pensamento é o Espirito que faz um “Ser” consciente, capaz de refletir sobre a sua origem e o seu destino. Por isso a evolução da Humanidade tem como objetivo a felicidade Eterna.

A História não é compreensível apenas pelos acontecimentos. Um facto só é verdadeiramente histórico quando está enquadrado numa conjuntura. 

A história repete-se e aquilo que alguns qualificam como pós-modernidade, provocou a corrupção da Humanidade. Mas, esta degeneração é apenas temporária e que acabará numa regeneração individual e coletiva, desde que a Humanidade trilhe uma direção humanista e espiritualista. Caso contrário, a Humanidade estará de facto se expondo a problemas muito mais graves do que aqueles que está enfrentando atualmente.

O Ser Humano é a criatura mais evoluída que vive na Terra, mesmo se comportando muitas vezes de maneira indigna em relação à natureza e aos seus semelhantes. A Humanidade ocupa essa situação privilegiada porque é dotada de autoconsciência. É então capaz de pensar e orientar a sua existência. 

Todo o Ser Humano é uma célula elementar de um “Todo”.

Este conceito de Espiritualidade está fundado no conceito de que existe uma consciência no Universo e que governa o Ser Humano. Somos microcosmos ligado ao Macrocosmos.

Em virtude deste princípio, a conceção do Humanismo consiste em afirmar que todas as pessoas deveriam ter os mesmos direitos, gozar do mesmo respeito e desfrutar a mesma liberdade, independentemente do país onde nascessem e daquele onde vivessem.

  A Natureza influencia toda a sua Criação, através das “Leis do Universo” que o “Ser” deve estudar, compreender e respeitar para a sua maior felicidade. 
De facto, a Humanidade evolui para a compreensão do Plano Espiritual e está destinada a criar na Terra uma sociedade mais justa e compreensiva.

Este humanismo espiritualista pode parecer utópico, mas Platão declarou em A República: “A Utopia é a forma de Sociedade ideal. Talvez seja impossível de realizar na Terra, mas é neste Planeta que um sábio deve depositar todas as suas esperanças”.

Mais tarde, Aristóteles explicou: “…o Ser Humano nasceu para servir a Deus e a Humanidade e quem não acredita na “Ordem Superior” é porque nasceu para servir desejos e serem escravos dos outros e de si próprio. É só escolherem entre filosofia e sofistica”.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário