JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 7 de julho de 2019

Do astrólogo Luís Moniz - “Retificar o Percurso“


“Retificar o Percurso“

No passado ocorreram várias épocas em que a Europa atravessou crises existenciais muito importantes. O velho continente esteve sempre dividido no plano político e andou geralmente despedaçada em conflitos de interesses econômicos. 

As guerras de religiões semearam desgraça e desolação, mesmo no seio das famílias. A ciência vai evoluindo e lentamente começa a assumir uma orientação materialista. As condições de vida tornam-se miseráveis para a maioria das pessoas. A sociedade está sempre em plena mutação, mas falta-lhe referências para evoluir no sentido do interesse do espirito coletivo.

A História se repete e coloca regularmente os meus problemas e os mesmos eventos, mas numa escala geralmente mais ampla. Assim, constatamos que o mundo inteiro, mais precisamente a Europa, enfrenta novamente uma crise existencial sem precedentes em todos os campos de sua atividade: política, econômica, científica, tecnológica, religiosa, moral, artística, espiritual, etc. Por outro lado, o nosso planeta, isto é, nosso campo de vida e de evolução, está gravemente ameaçado, o que justifica a importância da ecologia. 

Seguramente, a Humanidade atual não está bem. O objetivo desta publicação é deixar registado o estado do mundo atual e colocar em evidência o que parece preocupante para o nosso futuro. 

Como já fizeram antigamente os nossos irmãos do passado, também, devemos apelar ao humanismo e à expansão da espiritualidade.

A maioria das pessoas tem a convicção de que o individualismo e o materialismo, que prevalecem atualmente nas sociedades modernas, não podem trazer à humanidade a felicidade a que legitimamente aspira.

A Humanidade atual está ao mesmo tempo perturbada e desamparada. Os imensos progressos realizados no plano material não trouxeram verdadeiramente felicidade e não anuncia um futuro mais próspero. Guerras, fome, epidemias, catástrofes ecológicas, crises sociais, atentados contra as liberdades fundamentais, são outros tantos flagelos que contradizem a esperança que o Ser Humano depositava no seu futuro. 

A pobreza de muitos é culpa de alguns. Faltaram líderes competentes na política, que evitasse o mundo ter caído nas "mãos" do poder económico. Assim, a Europa marca o fim de mais uma civilização falida. 

Acredito que ainda está para chegar uma grande crise que obrigue a humanidade corrigir o seu sentido à vida. 

Depois do aumento do desemprego, da fome e da revolta social por toda a europa, aliás como sempre aconteceu na história de todos os países, o povo voltará a encontrar a melhor solução. 

Vamos ter de nos orientar para o ORIENTE. 
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário