JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 23 de julho de 2019

Niterói era o meu “Quartel General”


Dizia sempre, e com alguma propriedade, que Niterói era o meu “Quartel General”. De lá partia para outras cidades limítrofes do Estado do Rio de Janeiro, designadamente para a Região dos Lagos onde ficava e.m Cabo Frio em casa de pessoa amiga. Lá passei vários finais de semana. De resto, continuava este vaivém, o que ficou mais constante quando comecei a frequentar a cidade serrana de Petrópolis, a cidade onde o rei D. Pedro assentou arraiais.

Petrópolis é um município localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ocupa uma área de 795,798 km², contando com uma população de 305 917 habitantes (2014), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além de ser a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense, também detém o maior PIB e IDH da região. Petrópolis é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro e a sexta cidade mais segura do Brasil, segundo ranking do IPEA para cidades de médio e grande portes. 

O clima ameno, as construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e indústria. Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando "Cidade de Pedro"). É frequentemente chamada de "Cidade Imperial" e ''Petrocity''. Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Existem projetos para anexar Petrópolis novamente à Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por estar unida à capital por laços políticos e econômicos, e conter um dos maiores IDH's do estado.

É conhecida como Cidade Imperial, por ser a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso. Cidade histórica e turística.

Porém, dizem os petropiltanos que se trata da cidade mais cara do estado do Rio de Janeiro pelo facto de ainda existirem descendentes do rei D. Pedro II. Tudo dos netos, trinetos e por aí fora nessa nomenclatura de netos.

                                                                                      
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário