JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 23 de julho de 2019

Recordando crónicas passadas - Linda de Suza


Linda de Suza que encanto de mulher

Por: Carlos Alberto Alves

Nesta pesquisa de valores musicais que emigraram para o estrangeiro – e que formam um bom punhado, sublinhe-se -, não podíamos, de forma alguma, deixar de passar pela França onde se encontra um encanto de mulher, de nome Linda de Suza (de Sousa para os portugueses), e que é um dos maiores orgulhos da comunidade portuguesa no referido país (o futebolista Pauleta também o foi). Ela que canta em português, francês e inglês. Como diria um amigo meu, no seu peculiar estilo de alegre humorista, “uma língua para todos os gostos e paladares”.

Linda de Suza que deixa todo o seu encanto por onde passa (será que Roberto Carlos já cheirou o seu perfume?), em 1984 participou no Festival RTP da Canção. Interessante que, neste percurso de carreira, brilhante, diga-se, Linda de Suza tem interpretado várias canções portuguesas, não esquecendo também a ilha da Madeira com o seu tradicional Bailinho. Mas, voltando às velhas canções portuguesas, Malhão, Malhão, Tia Anica do Loulé, etc.

Evidentemente que, com o seu quotidiano em França, onde realiza muitos espectáculos, Linda de Suza opta, naturalmente, pelo francês, já de muito bom nível. Aliás, a maioria dos emigrantes portugueses já domina bem o francês, de acordo com algumas pesquisas feitas nesse sentido. Portanto, tratando-se de uma cantora de eleição, Linda de Suza não poderia ser excepção. Mais: a obrigatoriedade de, linguisticamente falando, ser tão boa quanto outros nomes sonantes da canção francesa.

E como vou terminar este artigo? Tão-somente assim: Linda, você é Linda de mais. Mas isto é o nome de uma canção. Isso mesmo, dedicada a Linda de Suza.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário