JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 28 de julho de 2019

Niterói ou para quem prefere "Nikiti"


“Niterói ("porto sinuoso" ou "água que se esconde" no idioma tupi) é um município do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, com população estimada em 487.327 habitantes (2010) e uma área de 129,3 km². Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e ostenta o mais elevado índice de desenvolvimento humano entre as cidades fluminenses10 . Foi capital estadual até a fusão entre os Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975. Está a 10,9 km da cidade do Rio de Janeiro e seus principais acessos rodoviários são a Ponte Rio–Niterói e Avenida do Contorno, ambas trechos da BR-101, a Alameda São Boaventura, trecho urbano da RJ-104, a Avenida Everton Xavier, trecho urbano da RJ-108. Também se pode chegar à cidade por meio das linhas de ferry conhecidas como Barcas.

A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios . Niterói vem registrando um alto índice de investimentos na cidade, principalmente imobiliários e comerciários, advindos tanto da herança de ter sido, até a metade da década de 1970, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica com a cidade do Rio de Janeiro, e pelo intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore na Bacia de Santos e na Bacia de Campos.12 Escritórios de serviços especializados, hospitais, universidades, museus, grandes redes de supermercados, shopping-centers, agências de automóveis, bares, restaurantes etc. proporcionam muitas opções de entretenimento e prestação de serviços às famílias e às pessoas. Ao mesmo tempo, o município está absorvendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. Destaca-se a reinauguração de estaleiros, com a reforma e a manutenção de plataformas e estruturas off-shore, além da construção de embarcações para o transporte de passageiros.13

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2010, o produto interno bruto nominal de Niterói foi de 11,2 bilhões de reais14 , figurando como o quinto município com maior produto interno bruto do estado, depois da capital (a cidade do Rio de Janeiro), de Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes e Macaé, além de ser o 45º município mais rico do Brasil. Somente no setor de petróleo, a região responde por 70 por cento do parque instalado estadual do setor,15 , concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. A cidade é o segundo maior empregador formal do Estado do Rio de Janeiro, embora ocupe o 5º lugar quanto ao número de habitantes, que correspondem a 4,11 por cento do total da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Niterói possui o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado e o terceiro do país de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2011,16 que também classificou Niterói como "a cidade com população mais rica do Brasil", por possuir 30,7 por cento dela inserida na classe A. Considerando as classes A e B, Niterói também aparece em primeiro lugar, com 42,9% de sua população inserida nessas classes. Está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil, além de apresentar a menor incidência de pobreza, a população com maior renda mensal per capita e o maior índice de longevidade municipal do Estado do Rio de Janeiro.

                                                               
Niterói é a segunda cidade do mundo, superada apenas por Brasília, com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Em terrenos à beira-mar, foi erguido um complexo arquitetônico de arte e cultura de caráter popular com edificações como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói formam, ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Composto por sete equipamentos urbanos, o Caminho abriga o Centro de Memória Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer e o Teatro Popular de Niterói. Ele continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek, o Museu Petrobras de Cinema até chegar ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói”.
Na verdade, Niterói tem uma excelente qualidade de vida. Não é poir mero acaso que é, nesse sentido, considerada a quarta ou quinta cidade do país. Sempre tive uma enorme paixão por Niterói e não esqueço todos os anos que por lá passei. Passei a virada do ano de 2004 para 2005 na praia de Icaraí com a minha filha e pessoas amigas. Lá estava apenas há cinco dias. E foi de Niterói que encaminhei o meu processo de legalização. E, curiosamente, quando saia por norma voltava. De Niterói para Jacarepaguá, de Jacarepaguá para a Barra da Tijuca, depois regresso a Niterói. De Niterói para a cidade serrana de Petrópolis, regresso a Niterói e partida para o Rio Grande do Sul. Daqui de novo para Petrópolis e mais um regresso a Niterói. Última partida em novembro de 2014 para São Paulo onde me encontro atualmente. Mais um regresso a Nitérói à vista? Creio que não. Um lugar paradisíaco me espera. Mais tarde, fora deste prcesso de escrita, direi.

PS – Pequenas passagens pelo Rio de Janeiro que não passavam mais de um mês.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário