JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Nunca me apercebi em Carmo de qualquer movimento violento


Nunca me apercebi em Carmo de qualquer movimento violento. Aliás, tinha um amigo meu policial (Osvaldo) que sempre me dizia: “vim para o paraíso”. O Osvaldo que fez parte do staff de apoio ao Dr. Carlos Emanuel. Este amigo Osvaldo deslocou-se comigo ao Rio de Janeiro para eu renovar a minha estadia no Brasil por mais três meses. Mais tarde é que decidi ficar e daí apresentar um processo na Policia Federal. Mas lá chegarei.

Tal como se constata em todas as cidades, há sempre alguém ligado ao turismo, às excursões, enfim, permitir saídas para lugares aprazíveis e de interesse turístico. Carmo, como se compreende, também tinha ao seu dispor uma agente desse sector, digamos uma pessoa idónea e muito competente. 
Em outubro, fiz parte de uma excursão que saiu de Carmo para Santa Catarina. Um grupo em que todos se conheciam e se entendiam perfeitamente, seguindo a rigor as instruções passadas pelos responsáveis pela excursão que saiu do Carmo às seis da matina, passou pelo Rio de Janeiro para receber outros excursionistas e seguiu viagem. Passamos por São Paulo e pernoitamos em Curitiba. Em Santa Catarina, estivemos em Joinville, Balneário Camboriú, Blumenau, São Francisco do Sul. Em Blumenau assistimos à festa dos alemães o October Fest e também em Camboriú a festa dos portugueses. Nos alemães a cerveja com salsichão e nos portugueses uma sardinhada, polvo e o bom vinho. De resto, no dia 13 de outubro, um jantar em que foram homenageados os aniversariantes do dia, tendo eu sido um deles. No restaurante, outra excursão que se juntou a nós e que também reunia pessoas que faziam aniversário nesse 13 de outubro. Um jantar com orquestra e uma música para os aniversariantes dançarem. Lá fui arrastar os pés.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Apesar de jovem, com características modernas, Balneário de Camboriú é o segundo município mais dinâmico do país. Tudo acontece seguindo todas as tendências do turismo mundial e ainda guarda traços de sua colonização açoriana. Sua integração com a natureza oferece opções de lazer para todas as idades. O entrosamento entre o setor público e o privado propicia estímulos ao desenvolvimento da cidade. Os índios Tupi-Guarani foram os primeiros a desfrutar das belezas da região.

BLUMENAU

Blumenau, que leva o nome de seu colonizador, foi fundada em 1850 e construída a partir de 17 imigrantes. Conhecida como a Alemanha brasileira, hoje ela já possui em seu berço 280.000 habitantes, destes, 60% descendentes diretos de alemães, cerca de 25% de descendentes de italianos e o restante de portugueses. Possuidora de belíssimas paisagens e atributos é endossada com suas construções em estilo enxaimel o que caracteriza o estilo alemão de construção de casas com faixadas em madeira.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário