JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Rádios online uma consoladora realidade


Rádios online uma consoladora realidade

A Internet já é considerada a maior rede de comunicação do mundo. É um local onde encontramos muitas informações de forma rápida, prática e muito simples. Vídeos, livros, fotos, textos, músicas entre outras coisas são fáceis de encontrarmos na rede, que hoje já está vivendo a sua versão 2.0, devido a sua evolução. E com isso, um meio de comunicação muito antigo, porém muito utilizado, se moldou para a internet. Estamos falando do Rádio, que na internet recebe o nome de web rádio. 

O rádio é o veículo que oferece melhor relação entre investimento publicitário e mercado. E pensando assim é que encontramos Rádios exclusivas para Internet. Até porque, pessoas com conhecimento intermediário e médio em informática, conseguem criar a sua própria web rádio com facilidade. Tornando possível a interação com amigos, e desconhecidos do mundo todo, até porque a Internet torna todos juntos em um único ambiente, o virtual.

Uma web rádio permite que a mesma esteja conectada com o mundo fazendo com que seus ouvintes recebam áudio com qualidade através de uma distribuição via Streaming com qualidade de áudio igual de CD. 

Com essa democratização presente na Internet, hoje encontramos uma variedade imensa de rádios segmentadas para os mais variados estilos musicais. Todas realizadas por pessoas que realmente gostam destes gêneros, e acabam encontrando público que possui afinidade com a programação e são fiéis a ela. 

                                                 
Como é criada?

O custo para a criação de uma web rádio é bem inferior ao custo de criação de uma rádio tradicional. Para a criação de uma web rádio é preciso assinar um plano de pacote de dados de um servidor que irá realizar a codificação correta e a transmissão para a rede. 

Não existe a necessidade de aparelhos grandes e caros. Com um bom computador, com uma placa de áudio boa, microfone e bom Sistema Operacional, já são suficientes para a transmissão de uma web rádio.

É importante não confundir aquelas listas de músicas que podemos criar para compartilhar com os amigos com web rádio. As listas nada mais são do que Playlists, enquanto que uma web rádio segue uma programação onde estão incluídos fatores importantes como locução e vinhetas por exemplo.

A minha web rádio 

Estou ligado à Ratel Web Rádio – Rádio Face, desde há muito tempo como cronista às sextas-feiras. Tenho, por norma, procurando trazer até junto dos ouvintes temas diferenciados, para além de pinceladas de outros temas que não fazem parte do respectivo assunto idealizado. Tudo depende, também, do tempo de antena e, consequentemente, da programação a cargo do responsável Fernando Fausto Cristóvam. Evidentemente que, quando falta um cronista, vamos alargando a nossa própria conversa. Somos três, eu próprio, a Filomena Rocha e o José Guilherme (ilha de São Jorge).
De resto, acaba por ser uma continuação aos meus tempos de rádio nos Açores, concretamente nas ilha Terceira e São Miguel. Óbvio com maior incidência na ilha Terceira, com várias passagens pelo Rádio Clube de Angra e Rádio Horizonte – Açores.

E uma rádio web no Splish Splash?

Conhecendo muito bem a dinâmica do administrador do Portal Luso – Brasileiro Splish Splash, Armindo Gonçalves Guimarães,  não me causa qualquer espécie de surpresa se, um dia, o Portal Luso – Brasileiro Splish Splash avançar para uma rádio online. Uma vez até se pensou, entre os colaboradores, partir para uma peça de teatro. Não deu, mas a ideia ficou. E se a ideia ficou, é só virar agulhas para uma rádio online. O que acham?
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário