JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Da poetisa escritora Manoella de Calheiros - Livremente Livre


Livremente Livre

Quero, querendo,
Ser livre é um dom,
Um compromisso,
Uma escolha dolorosa,
Ser livre é uma violência para muitas mentes,
Uma ofensa para quem tem gaiolas,
Algumas de ouro e douradas.
Ser livre é um ato sublime,
Significativo e crucial para quem viveu em cativeiro,
Para quem temeu pela vida.
Ser livre é um gesto heróico,
E basta uma palavra, uma só palavra para soar o alarme,
Para gritarem as sirenes,
Silvarem os faróis como lobos de mar,
Uma palavra chega para duvidar do roteiro e da intenção,
Ser livre é um privilégio que não pode ser beliscado,
Nasci livre, paguei cara a minha forma de vida,
A fuga do diabo levou-me para o inferno,
Pisei fogo e brasas e lutei com um diabo de cara de anjo,
Fui prisioneira de mim e refém muito tempo,
Vivi muitas vidas e morri muitas vezes,
Ser livre é uma dádiva que não se oferece,
O fumo e a aragem são como a liberdade,
Livres e esquivos,
Nunca ninguém os aprisionará,
Só aqueles que nunca se libertaram temem a liberdade,
A deles e a dos outros.
Sou um pássaro, sem voar morro e quem não sabe isso nunca poderá voar no meu mundo,
Ser livre é a minha herança,
Chega-me e basta-me.

@Manoella de Calheiros
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário