JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 6 de outubro de 2019

Do astrólogo Luis Moniz - “ O Ambiente“


“ O Ambiente“

A situação ambiental é complicada e haverá problemas no futuro, a propósito das relações do Ser Humano com a Natureza.

É fácil constatarmos que a atividade humana tem efeitos cada vez mais nocivos e degradantes sobre o ambiente. No entanto, é evidente que a sobrevivência da espécie humana depende dos equilíbrios naturais. 

O desenvolvimento da Civilização gerou muitos perigos decorrentes de manipulações biológicas relativas à alimentação, à utilização em grande escalada e agentes poluentes e à acumulação mal controlada de resíduos nucleares.

A proteção da Natureza e, portanto, a salvaguarda da Humanidade tornou-se uma questão de cidadania, ao passo que antes só dizia respeito aos especialistas. Estas questões impõem doravante no plano mundial.
Isto é ainda mais importante porque o próprio conceito de Natureza mudou e porque o Ser Humano é parte integrante. A Natureza será, portanto, aquilo que o Ser Humano queira que ela seja.

Uma das características da época atual é seu grande consumo de energia. Esse fenômeno não seria em si mesmo inquietante, se fosse produzido com inteligência. Observamos, no entanto, que as fontes naturais estão sendo exploradas e estão se esgotando gradativamente (carvão, gás, petróleo). Por outro lado, certas fontes de energia (centrais nucleares) apresentam riscos consideráveis muito difíceis de dominar. 

As recentes tentativas de acordo sobre os perigos da emissão de gás com efeito-estufa, a desertificação, o desmatamento, a poluição dos oceanos, etc., não são objeto de medidas adequadas por falta de vontade de muitos governos. 

Além do facto de que essas agressões ao ambiente fazem com que a Humanidade corra riscos muito graves, que se traduzem uma grande falta de maturidade, tanto no plano individual quanto no coletivo. 

Seja o que for que se diga, as anormalidades climáticas atuais, com seu cortejo de tempestades, inundações, etc., são uma consequência das agressões que os homens infligem há muito tempo ao nosso planeta.

Evidentemente, um outro problema importante não deixará de se impor de modo mais ou menos crucial no futuro: o problema da água. Ela é um elemento indispensável à manutenção e ao desenvolvimento da vida. 
Sob uma forma ou outra, todos os seres vivos necessitam de água. 

O Ser Humano não é exceção a esta lei natural, mesmo porque o seu corpo contém 70% de água. Hoje aproximadamente um habitante entre cada seis, tem dificuldades para o acesso a água doce, proporção que ameaça reduzir-se para quatro antes de meio século, devido ao aumento da população mundial e da poluição dos rios. Os maiores especialistas concordam em dizer, hoje em dia, que o “ouro branco” será, mais que o “ouro negro”, o jogo do século, com todos os riscos de conflitos que isto implica. 
Uma tomada de consciência global desse problema também se impõe.

A poluição do ar encerra ainda perigos consideráveis para a vida em geral e para a espécie humana em particular. A indústria, o aquecimento e os transportes, participam numa degradação de sua qualidade e poluem a atmosfera, fonte de riscos para a saúde pública. As zonas urbanas são as mais atingidas por este fenômeno, que ameaça então se ampliar na medida da urbanização. 

Platão
“Até ao ponto em que, aumentada, ela conserve sua unidade, a cidade poderá se estender, mas não além desse ponto. O gigantismo não pode favorecer o humanismo.
                                         
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário