JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 5 de outubro de 2019

De João Rocha - O quintal da rua


De João Rocha em NO Revista 

Quando São Pedro está de bom humor, o ritual de Alberto Lourenço, nas manhãs de 2ª a 6 ª feira, é sempre o mesmo – vender plantios à entrada da Rua da Palha com a Rua da Sé.
Alberto Lourenço, com 86 anos de idade, sente-se na necessidade de acrescentar mais alguns trocos a uma reforma onde sobra muito mês. Trabalho, de resto, é coisa que nunca lhe assustou. Pai de seis filhos e com uma esposa doméstica “que nunca descontou para a Caixa”, sempre acumulou as funções de lavrador com as de vendedor de peixe ou fazedor de blocos.
Agora, fruto das colheitas do seu quintal na Ladeira da Cruz, freguesia do Porto Judeu, já arranjou clientela entre os muitos transeuntes da Rua da Palha.
“As pessoas sabem que as couves, os cebolinhos e os repolhos são frescos e também vão passando mensagem a amigos e conhecidos” – argumenta o vendedor ambulante.
Além da necessidade, Alberto Lourenço retira ainda prazer da atividade que lhe permite sair de casa e combater as artroses. E isto tudo, de acordo com as suas palavras, numa rua, que depois de fechada ao trânsito e alvo de ornamentação própria, ficou “um autêntico espetáculo.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário