JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 20 de outubro de 2019

Do astrólogo Luís Moniz - "O Céu e a Terra"


“O Céu e a Terra“

As relações do Ser Humano com o Universo estão baseadas na interdependência. Sendo o Ser Humano um filho da Terra e a Terra uma filha do Universo, o Ser Humano é então um filho do Universo. Assim é que os átomos que compõem o corpo humano provêm da Natureza e são encontrados nos confins do Cosmos, o que leva os astrofísicos a dizer que “O Ser Humano é um filho das estrelas”. Mas, se o Ser Humano está em débito com o Universo, este também deve muito a ele; não a sua existência, é claro, mas a sua razão de existir. O que seria do Universo se o Ser Humano não o pudesse contemplar, se a sua consciência não o pudesse apreender.

Na realidade, O Universo e o Ser Humano precisam um do outro para se conhecerem e mesmo se reconhecerem, o que não deixa de lembrar o célebre adágio: “Conhece a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses”.

Não cabe todavia deduzir que a nossa conceção da Criação seja antropocêntrica. De facto, o Ser Humano não é o centro do Plano Cósmico. Digamos antes que a Humanidade é o centro das intenções dos “Deuses” Segundo o nosso pensamento, a presença do Ser Humano na Terra não é fruto do acaso ou de um concurso de circunstâncias. 

A nossa presença na Terra é consequência de uma Intenção que teve origem na Inteligência Universal, que é geralmente chamada de Deus. 
Ora, se “Deus”, devido à Sua Transcendência, é incompreensível e ininteligível, não acontece o mesmo com as Leis pelas quais Ele se manifesta na Criação. O Ser Humano tem o poder, se não o dever, de estudar essas Leis e de aplicá-las para o seu bem-estar material e espiritual. 

É nesse estudo e nessa aplicação prática que residem a razão de Ser e também a felicidade do Ser Humano.

As relações do Ser Humano com o Universo colocam ainda a questão de saber se a vida existe em outros lugares além da Terra. 
O Universo contém cerca de cem bilhões de galáxias e cada galáxia cerca de cem bilhões de estrelas, existem provavelmente milhões de sistemas solares comparáveis ao nosso. Por conseguinte, pensar que só o nosso planeta é habitado nos parece muito redutor e constitui uma forma de egocentrismo. Entre as formas de vida que povoam outros mundos, 

algumas são provavelmente mais evoluídas do que as que existem na Terra; outras, menos. Mas todas fazem parte do mesmo Plano Divino e participam na Evolução Cósmica. 

É possível entendermos e experimentarmos que a História do Ser Humano se fundirá à da Vida Universal.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário