JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Do professor Fernando Melo - COMO FORMAR DELINQUENTES


COMO FORMAR DELINQUENTES

                                                                     
1- Comece desde a infância a dar ao seu filho tudo o que ele lhe pede. Assim este crescerá convencido de que o mundo inteiro lhe pertence.
2- Não lhe dê qualquer educação moral. Espere que seja de maior idade para que possa decidir livremente
3- Quando disser palavrões, ria-se. Isto anima-lo-á a fazer coisas ainda mais graciosas.
4- Não o confronte, não lhe diga que errou, que está mal algo que faz, pois poderia criar-lhe um complexo de culpa.
5- Apanhe tudo oque ele tiver espalhado: livros, sapatos, roupa, jogos… Assim ele habituar-se-á a deixar os outros assumir as responsabilidades.
6- Deixe-o ler tudo o que lhe caia nas mãos e ver todos os programas que lhe apetecer. Tome cuidado para que os seus pratos, copos e talheres estejam bem esterilizados, mas deixe que a sua mente se encha de imundície, para que ele aprenda a considerar valioso aquilo que é lixo.
7- Discuta e brigue com o seu cônjuge na sua presença. Deste modo ele não se surpreenderá nem sofrerá demasiado quando a família se separar.
8- Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser gastar para que ele não suspeite que para dispor de dinheiro é preciso esforçar-se e trabalhar.
9- Satisfaça todos os seus desejos, apetites, comodidades e prazeres. O sacrifício e a austeridade poderiam frustrá-lo.
10- Ponha-se do seu lado em qualquer conflito que ele mantenha com os professores, vizinhos e amigos. Acredite que todos eles têm preconceitos contra o seu filho e, na verdade, só o querem prejudicar.

José Matias Alves (a partir de Miguel Santos Guerra), in Correio da Educação, nº245 – 16 janeiro de 2006.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário