485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 1 de abril de 2021

A Live-51 do maestro Eduardo Lages - Possivelmente uma Live no You Tube

A Live-51 do maestro Eduardo Lages 

Possivelmente uma Live no You Tube

INTRÓITO – Fui ao acaso nos meus arquivos e cliquei na Live-44, portanto uma das mais recentes, daí trazer à estampa, em jeito de pincelada, o seguinte:

A habitual música no início para se dar conta que, cumprindo religiosamente o horário, o maestro Eduardo Lages chegou e... de camisa branca.

Só cinco pessoas acertaram em “qual é a música”. Foi pouco, atendendo o facto de ser fácil acertar, segundo Lages.

E, musicalmente falando, a Live-44 começou com uma música de Roberto Carlos. O maestro fiel aos seus princípios, ou seja, nunca esquecendo essa grande parceria com o rei. Pois, Costumes e costumes...

Uma das músicas mais lindas em que tive o prazer de assistir ao seu lançamento em Lisboa e, claro, numa das minhas discotecas preferidas, quando eu era o galã lá do sítio. Outros tempos. Mas confesso que ouvir esta música fiquei todo arrepiado, Uma surpresa agradável. Será que a minha namorada daquele tempo ainda é viva?

“Picou” o Kassol pelo facto do seu time ter perdido o líder do campeonato, com sede em Porto Alegre.  O Inter. Será que o Kassol, no final do campeonato, dará a resposta ao maestro, flamenguista assumido.

Um cheirinho de uma música da autoria do seu velho amigo Eduardo Sousa Neto. Uma grande amizade com este “xará”.

Com uma música sua ao fundo, informou que tinha terminado a sua parceria com a Bio Extratos. A empresa propôs só uma Live por mês, mas o maestro não aceitou, para já. Para Eduardo Lages vale muito mais toda esta gente que acompanha as Lives. 

Trouxe junto a si a sua neta Maria Luísa, filha da Maria Eduarda, menina linda com 20 anos, também parecida com o avô. Maria Luísa num interessante voluntariado com o intuito de ajudar quem necessita. Maria Luísa no sétimo período de engenharia, Na forja, uma futura engenheira.


A LIVE-51

E, como habitualmente, abriu com a música que tudo indica será a do concurso “qual é a música”.

Falando do tempo que vem passando e com o aumento de pessoas que o acompanham.

Falou da brincadeira do 1 de abril, que fez algumas, mas que, para ele, não é o momento para se brincar. Uma opinião respeitável. Diz que entendeu a brincadeira, mas já passou, ficou apenas assustado. Nada mais do que isso. Acrescentou que Roberto é o maior ídolo deste país.

E eu acrescentaria que, no Portal Splish Splash, em três 1 de abril, foi Roberto Carlos o escolhido: “Roberto Carlos cancelou a sua viagem a Jerusalém”, “Roberto Carlos nos Açores” e “Tite foi convidado para acompanhar Roberto Carlos a Portugal”. Sintomático!

Pretende fazer uma Live no You Tube e ainda falou da sua relação com o Germano Brissac.

E veio a música eu tenho um milhão de amigos. Tem sim por aqui, quiçá o maior número.

Sequência musical com Steve Wonder, do qual é muito fã.

Debruçou-se sobre algumas praias do Rio de Janeiro que, para ele, é uma cidade prestigiada. E tocou duas músicas dedicadas ao Rio de Janeiro, uma delas falando de Copacabana. A Copacabana princesinha do mar...

Uma música que reconhece que muitos dos presentes gostam. Uma música de Roberto Carlos, a Cavalgada, um grande arranjo do maestro.

Queria fazer uma espécie de arranjos, desta feita com mais cuidado. Uma música usando oito instrumentos. Vamos ver quem vai acertar na música deste arranjo. Bom... Eu sei que te vou amar, dedicada a todos ou todas, neste caso. 

Convidou um grupo de cantores para cantarem Detalhes, mas eles não se dispuseram para isso por não conhecerem a letra. De repente, o maestro saiu-se com os Bee Gees. E esta heim!

Não se cansou de falar de Sílvio Santos.

No dia 10 de abril, “Live entre amigos”.  Anuncio feito.

Uma música de 1973 de Roberto Carlos, a pedido de algumas pessoas. A voz do rei presente num corretíssimo espanhol. O dia que me queres. 

E chegou a hora do baile. Romantismo q.b.

Qual é a música. Saiu vencedora da música dos Bee Gees a Maria Cristina Gomes da Silveira.

E veio a reflexão no final da Live.

NOTA FINAL – Depois do que comentou o maestro em relação à brincadeira deste dia 1 de abril, vou fazer algumas pessoas engolirem o que disseram nos seus comentários, tentando arranjar um problema que não foi e nunca o seria. Espero que algumas dessas pessoas (sei quem são) não façam mais comentários no que aqui escrevo e publico, a não ser que percam a vergonha. Não estou aqui à procura de nada. Tenho um historial que faz inveja a muito boa gente. Estou aqui por amizade à Rosemeire Barbosa e, naturalmente, a consideração que tenho pelo maestro Eduardo Lages.

 

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário