JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 20 de abril de 2018

A abrir - Do facebook via José Ávila


Escravatura em Portugal!

Quase todos os anos ouvimos esta mesma história da escravatura em Portugal quer no tempo de semear quer no tempo das colheitas. Dizem as autoridades que somente 20% é que são reportados. 
Onde andam os Deputados do Alentejo e os Presidentes de Câmara e Vereadores que não vêem isso? Como é que essa malta se senta nos hemiciclos sabendo que nas terras dos seus constituintes se pratica escravatura humana.

Que raio de políticos são esses, que raio de empresários são esses que abusam?
Espero que Marcelo que tem dado apoio moral a quem sofre também se desloque ao Alentejo e ás Beiras para ver a escravatura que se pratica na sua e nossa terra.

2,Dou 5 escudos antigos a quem me possa explicar porque razão nunca quiseram que houvesse comboios para Las Vegas. Para vos dar uma referência: de Modesto a Las Vegas são 493 milhas = 789 quilómetros, mais ou menos 8 horas de condução.

3.Aqui está uma oferta gratuita para todos aqueles que tenham coelhos que ainda gostam de serralhas. No canto da W.San Carlos e Boston, mesmo ao lado de uma das lojas mais completas de antiguidades de San José, tem muitas. Passem por lá, visitem esta super loja e apanhem as serralhas (devem ter muitas vitaminas). A cidade fica agradecida.

4.Para quem gosta de aprender. Enviado pelo meu amigo Adalino Cabral.
A jornalista Pilar del Rio costuma explicar, com um ar de catedrática no assunto, que dantes não havia mulheres presidentes e por isso é que não existia a palavra presidenta... Daí que ela diga insistentemente que é Presidenta da Fundação José Saramago e se refira a Assunção Esteves como Presidenta da Assembleia da República. Ainda esta semana escutei Helena Roseta dizer: «Presidenta!», retorquindo o comentário de um jornalista da SIC Notícias, muito segura da sua afirmação...
A propósito desta questão: uma belíssima aula de português.... Foi elaborada para acabar de uma vez por todas com toda e qualquer dúvida se temos presidente ou presidenta!
«A presidenta foi estudanta? Existe a palavra: PRESIDENTA? Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto? No português, existem os particípios activos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, o de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendigar é mendicante... Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a acção que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; estudante, e não "estudanta"; adolescente, e não "adolescenta"; paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta comporta-se como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
Por favor-- por amor à língua portuguesa-- repasse esta informação.



Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário