JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Do colaborador José Henrique Pimpão





Catorze touradas à corda em outubro na Terceira




A temporada das touradas à corda na Terceira termina no dia 15 de outubro, mês em que se realizam 14 espetáculos taurinos.



FÁBIO MAGALHÃES

Catorze touradas à corda decorrem na Terceira entre os dias 02 e 15 de outubro, altura em que encerra a época taurina deste ano.
As 14 touradas à corda previstas para a primeira quinzena de outubro dividem-se pelos dois concelhos da ilha, realizando-se, em cada um, sete espetáculos taurinos.

Só na vila das Lajes há, nos primeiros dias outubro, seis espetáculos taurinos. Para os dias 02 (Rego Botelho), 03 (Casa Agrícola José Albino Fernandes), 04 (Humberto Filipe), 05 (João Gaspar pai) e 07 (Ezequiel Rodrigues) estão agendadas touradas à corda, enquanto no dia 06 tem lugar uma bezerrada (João Gaspar pai).
No dia 05, para além da vila das Lajes, há também touradas na Canada do Capitão-Mor, em São Mateus (Casa Agrícola José Albino Fernandes), e no Terreiro do Paço, na Ribeirinha (António José Fernandes) e, a 07 de outubro, realiza-se uma tourada na Ladeira da Cruz, no Porto Judeu (Humberto Filipe).
Para o dia 14 estão marcadas três touradas à corda, nomeadamente no Terreiro da Serreta (Ezequiel Rodrigues), na Canada de São Pedro, na Ribeirinha (João Gaspar pai), e em Santa Luzia, na Praia da Vitória (Casa Agrícola José Albino Fernandes).
A 15 de outubro, último dia da época taurina de 2017, há touradas à corda no Bairro da Terra Chã (Eliseu Gomes) e no Caminho da Esperança, no Porto Judeu (Humberto Filipe).

Quatro tradicionais
Na primeira quinzena de outubro serão realizadas apenas quatro touradas tradicionais, das quais três no concelho da Praia da Vitória e uma no de Angra do Heroísmo.
São tradicionais as touradas à corda que decorrem na vila das Lajes, nos dias 02, 03 e 04, e na Canada do Capitão Mor, em São Mateus, a 05 de outubro.

Toiros às 17h00
A partir do dia 02 de outubro e até ao fim da época, as touradas à corda têm início às 17h00, exceto a bezerrada que decorre, no dia 06, na vila das Lajes, que começa pelas 16h00.
Entre 01 de maio e 30 de setembro serão realizadas 204 touradas à corda na Terceira (10 em maio, 42 em junho, 40 em julho, 62 em agosto e 50 em setembro). No mesmo período de 2016 decorreu exatamente o mesmo número de espetáculos taurinos (35 em maio, 18 em junho, 44 em julho, 61 em agosto e 46 em setembro).

Até ao final do mês outubro deverá ser publicada no DI a habitual e minuciosa estatística do que foi a temporada das touradas à corda em 2017, elaborada pelo aficionado e investigador José Henrique Pimpão.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário