JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

História de um conjunto musical que empolgou Portugal - João Paulo (16)



Texto Original de Henrique Mendes na apresentação do 1º EP do grupo, em 1964: «A sua história é breve. O prémio que os trouxe de viagem do Funchal a Lisboa, não impediu que chegassem practicamente ignorados, desconhecidos. O palco do "Monumental" foi o baptismo que terminou em apoteose de aplausos e garantia de programa na televisão. Vinte e cinco minutos de "TV Clube"
bastaram para consagrá-los perante milhares de espectadores já cansados de "conjuntos modernos". Este era realmente um novo conjunto, com aprumo, dignidade e... música! A empresa do "Politeama" arriscou duas semanas de contrato; mas o público esgotou a sala e agarrou os rapazes. As férias no Continente emagreceram-nos meia dúzia de quilos. Um recorde de actuações, sem turismo nem madrugadas. Pela primeira vez entraram agora num estúdio de gravação - o mesmo onde gravaram há dias Cliff Richard e o maestro Norrie Paramor. A timidez encobre a emoção que assaltou estes rapazes simples, educados, cativantes, que não fazem da música profissão. Têm lugares marcados no liceu do Funchal. Quero fazer uma referência especial ao Sérgio Borges - além de voz, ele tem cara e expressão de cantor. Ouçam-no com atenção. Quanto ao conjunto, possui rara intuição musical, harmonia, presença. Não usam gritos; não partem microfones; cortam o cabelo; vestem bem. Aqui fica um abraço de agradecimento para o João Paulo, o Carlos, o Ascensão, o Sérgio, o Gualberto, o Rui e o Moura. Eles cumpriram brilhantemente as promessas que... eu fiz! Agora, com o Conjunto Académico de João Paulo, a Madeira já não é só bailinho.»

2, Uma das mais históricas estreias no panorama nacional da década de 60. Quatro canções que davam a conhecer o Conjunto João Paulo (ainda sem o "Académico") a todos os portugueses. Era o início de meia dúzia de anos em que Sérgio Borges e os seus muchachos constituiram um caso raro de um misto de qualidade e grande popularidade junto do público. Posso até adiantar que esta popularidade, muitas vezes raiando o histerismo das fans, era o equivalente luso daquela que os Beatles conseguiram a nivel mundial. Na enciclopédia da música portuguesa o grupo é catalogado na "pré-história" da pop portuguesa. Não concordo. Para mim, o Conjunto Académico João Paulo foi "a" pop portuguesa.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário