JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 11 de março de 2018

Paulo Coelho uma das maiores referências da literatura brasileira


Paulo Coelho: bom, ruim ou um pouco dos dois?

Talvez Paulo Coelho seja o escritor brasileiro mais polêmico de todos os tempos. Tem gente que odeia, tem gente que ama. Difícil achar quem fique em um meio termo.
Seja como for, Paulo Coelho é o autor nacional de maior sucesso comercial em toda a nossa história. A cada livro novo são milhões e milhões de exemplares vendidos, traduções para dezenas de idiomas, entrevistas por todo o globo.
O cara é um popstar.

Você até acha gente do naipe de Bill Clinton e Tim Ferris louvando seus textos.
Então vem a pergunta: Paulo Coelho é mesmo bom?
Veja bem, no meio literário – no meio criativo em geral – há uma grande quantidade de ego rolando solto. E isso é normal. Afinal, quando a gente cria, a gente está soltando uma parte nossa. É compreensível que as pessoas fiquem meio sensíveis quanto às suas produções… o problema é quando o ego fica forte demais e vira arrogância.
Olha, eu já perdi a conta de quantas vezes vi grupinhos malhando o Paulo Coelho. Sim. Xingando o cara sem dó nem piedade. Ok, todos têm direito à sua opinião e tal, mas o que me assusta mesmo é a quantidade de escritores/criativos detonando o cara sem nunca ter lido nenhum livro dele.
Isso mesmo… NENHUM!
E muitas vezes eu mesmo me juntava ao coro e soltava comentários maldosos. Como eu fui babaca, não concorda? Eu também acho.
E por um tempo eu até engolia aquele velho argumento:
Não preciso ler os livros porque não curto aquele tipo de literatura. Eu sei que é ruim.
Sério mesmo? Somos capazes de dizer que Paulo Coelho escreve mal pelo gênero de literatura no qual ele escreve?
Bom, nenhum problema em dizer que não se curte certos gêneros. Você não é obrigado a ler o que não gosta, afinal de contas. Mas, para saber se o cara manda bem como escritor, não tem jeito… tem que ler, tem que ver suas palavras, seu ritmo, sua técnica.
Por causa disso eu resolvi que ia engolir o meu ego, baixar a bola e ler alguns livros dele. Sim, eu fui atrás de 5 de seus livros:
  • O Alquimista
  • O Monte Cinco
  • O Demônio e a Senhorita Prym
  • Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (aliás, que título incrível, heim)
  • Onze Minutos
Li três desses em janeiro – os três primeiros da lista – e pretendo ler os outros dois em breve. Além disso comecei a acompanhá-lo nas redes sociais.
E olha só o que eu aprendi…

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário