JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Homenagem a um grande amigo e companheiro - Jornalista Carlos Arsénio



Tinha que iniciar esta homenagem ao querido companheiro e amigo Carlos Arsénio. já falecido, mas sempre presente no nosso espírito, dizendo que foi um prazer conviver com ele. Primeiramente, numa ação de formação nas ilhas do Pico e do Faial onde acompanhamos o árbitro internacional Francisco Guerra. Como se sabe, Carlos Arsénio foi um dos poucos jornalistas que sempre defenderam esta causa.

Depois, em 1976, na ilha de São Miguel, ele pelo Record e eu e o Aurélio Márcio por A Bola, na inauguração do Estádio Municipal (hoje com outro nome), cobrindo o jogo Benfica (3) - Sporting (4).
Mais tarde, em 1978, nos reencontramos no Hotel Altis, em Lisboa, por ocasião do Congresso Extraordinário da Federação Portuguesa de Futebol que ditou a entrada dos Açores nos Campeonatos Nacionais de Futebol. Ele pelo Record e eu pelo jornal Diário Insular. Foi neste Congresso que o Carlos Arsénio me convidou para escrever para a sua Revista Equipa.

Carlos Alberto Alves 


Carlos Arsénio nasceu na Golegã a 25 de maio de 1936, tendo entrado em 1961 para o Record, onde esteve mais de 50 anos - mantinha-se como colaborador permanente do nosso jornal.
A sua carreira foi distinguida com diversos galardões, destacando-se a Medalha de Mérito Desportivo, atribuída pelo Governo português em 2004.


Carlos Arsénio

O seu nome integra de forma indiscutível o dream team dos mestres do jornalismo desportivo português, consequência natural de uma notável carreira edificada ao longo cerca de meio século. Talentoso homem das letras e profundo conhecedor dos caminhos futebolísticos ele fez - e continuará a fazê-lo para a eternidade - parte da geração de ouro dos jornalistas desportivos lusitanos, colocando a sua estrela ao lado da de lendas como Artur Agostinho, Homero Serpa, Aurélio Márcio, Vítor Santos, ou Cruz dos Santos. Hoje, o Museu Virtual do Futebol abre as suas portas para evocar o nome de Carlos Arsénio, reconhecido ícone da comunicação social desportiva notabilizado ao serviço - sobretudo - do jornal Record.

Carlos Matias Arsénio, de seu nome completo, veio ao mundo a 25 de maio de 1936, tendo como berço a Golegã. Com o nascimento da década de 60 do século passado deu o tiro de partida na sua briosa e ímpar carreira profissional, entrando em 1961 para o jornal que o haveria de tornar célebre, e que ele - o próprio Carlos Arsénio - ajudou a tornar igualmente célebre.

Record, jornal que aquando da chegada do mestre do jornalismo desportivo que hoje visitamos era um menino de apenas 12 anos, guarda nas suas páginas largas dezenas - ou centenas para sermos justos - de brilhantes trabalhos assinados por este vulto, trabalhos onde a clareza e simplicidade das palavras articuladas com uma objetividade imperial foram tidos como exemplos a seguir pelas gerações seguintes de jornalistas ligados ao desporto. Não são de estranhar pois os inúmeros galardões com que foi brindado ao longo da sua carreira, com destaque para a Medalha de Mérito Desportivo, prémio que lhe seria atríbuido pelo Governo português em 2005. As questões da arbitragem no futebol sempre mereceram da sua parte uma atenção muito especial, tendo ao longo da sua carreira deslumbrado os leitores com um vasto naipe de trabalhos de cariz pedagógico alusivos à temática, dedicação e interesse este que em 2009 levou a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol a atribuír-lhe o título de sócio honorário desta associação.

E porque um artesão das palavras nunca as deixa de trabalhar, mesmo quando já afastado das grandes lides profissionais, Carlos Arsénio tem-se dedicado nos
últimos anos à publicação de livros - alusivos ao desporto, claro está -, sendo
uma das suas obras de maior craveira e renome o manuscrito intitulado "Ribatejo,
Terra de Campeões", editado em 2008. 

Nota: Texto escrito em 19 de outubro de 2012 no blog
www.museuvirtualdofutebol.blogspot.com 

José Luís Soares




Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário