JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 11 de novembro de 2018

A raiz da memória


Olho para este foto e bate a saudade. Saudade expressão máxima do cancioneiro português. Saudade de uma bancada do campo de Angra literalmente cheia. E não estarei enganado se disser que se trata de um dos muitos "derbes" citadinos, o Lusitânia-Angrense dos bons-velhos-tempos. Muitas caras conhecidas, algumas delas já no "outro lado da vida". Outras que reencontrei nas minhas deslocações jornalísticas aos Estados Unidos e ao Canadá. Mas há aqui uma figura que, desde logo, me despertou a atenção. Uma figura que está quase a completar 100 anos de vida (se já não completou) e que, neste jogo, está ao lado do filho mais velho. Ele que foi, também, um grande "stopper" (entenda-se por defesa central) do futebol açoriano, isto ao serviço do Sport Club Angrense. Trata-se de Joaquim Maria da Costa, vulgarmente conhecido pelo "Costa das baterias". Que continue entre nós, são os meus sinceros votos. E já uma vez escrevi um artigo sobre as minhas passagens pela casa do Costa no meu tempo de criança. O dia em que mergulhei no tanque e que assustei toda a agente.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário