JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Do poeta-escritor, jornalista, LUIS FERNANDO VERISSIMO


RAJAONARIMAMPIANINA

Cansado do aquecimento global, entediado com o gabinete em formação do Bolsonaro, cheio da direita, cheio da esquerda, aborrecido com o centro, querendo distância de todos e de tudo, principalmente do Brasil? Faça o seguinte: pense em Madagáscar.
Madagáscar é uma ilha no Oceano Índico, do tamanho do Estado de Minas Gerais castrado. Isto é, sem o triângulo. Tem o formato aproximado dela mesma. Como se não bastasse isso, o nome da sua capital é Antananarivo.A ilha já foi dos franceses, que saíram deixando um cheiro de escargô com alho no ar e uma dificuldade dos nativos em pronunciar o erre.
Madagáscar esteve no noticiário por esses dias porque encontraram na sua costa os destroços de um galeão do século 18 que, especula-se, seria do Capitão Kidd, nosso velho conhecido do tempo em que ainda havia filmes de piratas. Kidd era escocês, e tinha a permissão da coroa inglesa para abordar quem quisesse, no mar que escolhesse, desde que parte do roubo fosse para ela, seguindo uma velha tradição britânica. Entre outros tesouros, o galeão carregava uma chapa de prata, com inscrições a serem decifradas.
E Madagáscar esteve no noticiário por outra, também misteriosa, razão. Há pouco, uma onda sísmica varreu o planeta, com seu epicentro em Madagáscar, percorrendo literalmente todos os mares em círculos concêntrico em questão de minutos. O que intrigou os cientistas foi que o fenômeno foi detectado quase por acaso. Os sismógrafos não o registraram. Sua origem continua desconhecida. Foi vulcão submarino? Deslocamento de placas tectônicas? Por que os aparelhos não sentiram sua passagem?
Quem sabe invasores espaciais teriam cuidado para que sua chegada não fosse notada? Já nos dominam, e o centro do seu domínio é Madagáscar. Ou talvez o monstro do abismo, chateado com o mundo como você, tenha decidido emergir e nos pegar desprevenidos? Talvez as inscrições na chapa de prata do Capitão Kidd tenham a resposta.
E há um complicador. Na minha pesquisa sobre Madagáscar, descobri que seu atual presidente se chama Hery Rajaonarimampianina! Sério. É da única família de Madagáscar que quando faz um cheque precisa de um anexo para a assinatura.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário