JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 22 de março de 2019

A morte de Morais e Castro


Em retrospeto 

No sábado 22 de Agosto de 2009, fomos surpreendidos com a morte de outro ator português, na circunstância, Morais e Castro, que deliciou a criançada – e não só estes – na série televisiva “As Lições do Menino Tonecas”.

Foi sem dúvida mais um dia triste para o teatro português.

Morais e Castro desapareceu aos 69 anos. O ator que ficou conhecido pelo grande público como o professor do Tonecas.

Morais e Castro faleceu vítima de cancro, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa.

O ator estreou-se em televisão na peça O Rei Veado, em 1958, dirigido por Artur Ramos. Tinha 19 anos. Começou a percorrer o país em digressão nesse mesmo ano, com o Teatro Gerifalto, onde se tinha estreado em 1956, sob a batuta de António Manuel Couto Viana.

Fez muito teatro. Foi encenador – O Borrão de Augusto Sobral, na estreia com o Cénico de Direito, em 1961, foi premiado no Festival de Teatro de Lyon desse ano. Passou pelo Teatro Moderno de Lisboa, Companhia Teatral do Chiado e pela Companhia de Teatro de Almada, co-fundando pelo meio o Grupo quatro no Teatro Aberto.

Em 2006, comemorou 50 anos de carreira – e completaria 70 anos de vida no mês seguinte à sua morte. A série da RTP As Lições do Tonecas, onde contracenava com Luís Aleluia – era o professor –, fez do seu rosto muito conhecido junto do grande público. Trabalhou na televisão noutros momentos, fez cinema.

Mas a vida pública de Morais e Castro não se esgota na representação: licenciou-se em Direito, chegou a ser advogado e foi dirigente do Partido Comunista Português. Quando Álvaro Cunhal se afastou, era o responsável por ler as cartas do líder histórico enviadas aos militantes nos congressos.

NOTA FINAL – Porque nunca fui ator de teatro (longe disso), não contracenei com Morais e Castro. Contudo, tive o privilégio de viajar na sua companhia, na última viagem que fiz à Alemanha. Com ele, com o Luís Aleluia e a esposa deste, me diverti bastante. De tanto rir, a viagem tornou-se mais rápida. A dado momento, os dois começaram a dar autógrafos a muitos passageiros desse mesmo vôo. É que a série televisiva As Lições do Tonecas teve peso nas audiências da Rádio Televisão Portuguesa. Dois atores (um como professor e outro como aluno) que se completavam muito bem.

Morais e Castro foi, sem dúvida, uma figura grada do teatro português e um dirigente de eleição do Partido Comunista Português.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário