JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Da escritora Graziela Veiga - A FAMÍLIA TEM COR!



A FAMÍLIA TEM COR!

Todas as famílias têm uma cor determinante, mais, ou menos alegre, que as persegue. 

Há famílias cuja cor é a da alegria, ou seja, manifestamente enviam todos os esforços para que a sua vida seja de tons coloridos, o mais que possam. E não quer dizer que não sofram infortúnios, perdas, tal e qual as outras famílias, mas a forma como resolvem e contornam os seus problemas, faz toda a diferença. 

Também conheço famílias que não passam da cor cinza, estão sempre com ar nublado, como se estivessem envoltas em nevoeiro constante. São famílias escurecidas pela dor, pela derrota, que se resignaram a permanecer no pôr-do-sol, sem esperança num dia novo. São desprovidas de pensamentos optimistas, pois o pôr-do-sol tem a sua beleza peculiar, e é necessário que o sol se ponha cada dia, a fim de raiar um novo dia. 

Ora, aqui jaz a verdadeira e incontornável esperança e o significado da cor para a vida de cada família. 

Para que se mantenha uma família colorida, é necessário que ela seja coesa, unida no amor e na dor, mesmo que por momentos, a dúvida, o desânimo, a separe. Mas logo, ultrapassa tudo que a divide, tendo em conta que o amor que a une é superior, indestrutível, porque está alicerçado de tal forma que não há tempestade que o derrube. 

Também há aquelas famílias que permanecem na escuridão. Aquelas que nunca alcançaram a luz, porque em parte, fruto de alguma ignorância, ficaram paradas no tempo, jamais imaginando que a vida continua e não se compadece dos que estagnam. Há vida lá fora à espera de ser vivida. 

Em todas as famílias há dias coloridos e sombrios. O que se pretende é que cada um contribua para que o estigma da escuridão seja breve e tenha a capacidade de desabrochar tal e qual uma bela flor desabrocha na Primavera. 
Sendo por excelência, a Primavera, a estação da cor, da alegria, saibamos copiá-la, trazendo para a nossa vida esta simbiose perfeita onde tudo gira em torno do belo, do esplêndido. Mesmo que venha o nevoeiro, por momentos, dá impressão que tudo hibernou, mas é pura ficção, pois tudo está lá, no mesmo lugar, só que os nossos olhos estão cegos pela incredibilidade em que mergulharam. 

Sejamos famílias coloridas, mesmo não sendo perfeitas, mas caminhando cada dia para um mundo e uma vida melhores, com mais qualidade. Mesmo que não tenhamos tudo, pois ninguém tem tudo, mas saibamos viver cada momento como se fosse o único, irrepetível, conscienciosos de que a vida é feita de pequenos grandes momentos. 

Todas as famílias têm uma cor que as determina! A minha, eu tento cada dia que seja uma cor quente, colorida, viva e inspiradora. 

Será que todas as famílias funcionam no sentido de colorir as suas vidas??? Era bom que pensassem que a vida com cor tem mais graça, e manifesta-se no brilho do olhar e no sorriso que cada um emana.

24-05-2019
Graziela Rocha Veiga
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário