JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 16 de junho de 2019

Da escritora Graziela Veiga - O VALOR DE UM SORRISO!


O VALOR DE UM SORRISO!

As pessoas estão a perder o sorriso. Actualmente vivemos num Mundo onde a maioria das pessoas anda carrancuda, de tal forma que quase desconfia do sorriso de alguém que apenas quer ser simpático. Isso deve-se ao facto de andarmos quase todos cabisbaixos, preocupados com as nossas vidas, por vezes, coisas sem importância, mas que ainda não aprendemos a relativizar. 
Um sorriso não custa nada, mas pode proporcionar tudo. Enriquece aqueles que o recebem, sem empobrecer os que o dão. Tem pouca duração, apenas, alguns segundos, no entanto, a sua lembrança pode durar uma vida. 

Ninguém é tão rico e poderoso, de forma a que possa dispensar o sorriso de alguém. Aquele sorriso franco, de amigo, o sorriso que nos enche o coração, que muda o humor e eventualmente poderá mudar-nos o dia. 

Há sorrisos que mudam a vida, ou seja, o sorriso certo dado à pessoa que o esperava há tanto tempo. E se calhar nem esperava, mas passou junto de quem estava disposto a sorrir naquele dia para alguém e esse alguém eras tu, eu, ou outra pessoa qualquer. 

Um sorriso alivia o cansaço, anima os melancólicos e é o melhor antídoto natural contra as intempéries da vida. 

Porém, o sorriso não poderá ser comprado, mendigado, pois assim, não terá valor algum. 

O sorriso poderá ser uma revelação de amor. Há grandes amores que começaram com um sorriso. E esse sorriso eternizou-se por uma vida inteira, dando lugar a mais e mais sorrisos, sem nunca mais se conterem, porque a felicidade é assim, feita de sorrisos intermináveis. 

Quantos de nós já sorrimos sozinhos ao lembrarmos as pessoas que amamos, os amigos, aquela situação mais caricata que nos colocou um sorriso ao qual nós ficámos por minutos, horas e até dias com vontade de sorrir, sempre que nos vinha à mente o sucedido. 

Há necessidade de trocarmos as lágrimas por sorrisos. O Mundo precisa do nosso sorriso, desde que seja genuíno, autêntico. 

Sorrimos sempre que nos enamoramos de alguém, vemos o belo ou o que vai para além das aparências, a essência da alma. Há sorrisos que nos encantam, que nos fascinam, que nos inebriam e fortalecem. 

Algumas pessoas perderam o jeito e a vontade de sorrirem. Demos a elas o nosso sorriso, pois ninguém precisa tanto do nosso sorriso como aquelas que não têm mais nada para dar. 

O mais belo sorriso que a nossa memória retém, é sem sombra de dúvida, o sorriso da nossa mãe.
14-06-2019
Graziela Veiga


Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário