JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 2 de junho de 2019

Recordando crónicas passadas - Dia da Independência dos Estados Unidos


Dia da Independência dos Estados Unidos

Por: Carlos Alberto Alves

Estava a ouvir Roberto Carlos cantando “nas curvas da estrada de Santos” quando me ocorreu que hoje, dia 4 de Julho, se comemora a data da Independência dos Estados Unidos. Desde logo, lancei-me em corrida desenfreada (aprendi co m o “Zé da Pipa”) para alinhavar mais um escrito para

o Splish Splash (quando chegar ao milésimo o administrador organiza a festa com um show do Rei) sobre esta efeméride. De fato, com oito passagens pelos Estados Unidos sempre em serviço jornalístico (graças a Deus), conheci uma pouco do quotidiano dos norte-americanos e, sobretudo, dos muitos emigrantes que rumaram para o país do dólar, nomeadamente os meus conterrâneos dos Açores, outros portugueses, africanos e brasileiros, os que mais me dizem respeito.

Recordo que, numa dessas viagens, apanhei o 4 de Julho e com alguns amigos íntimos, com muitos anos da América, festejei essa data, como fiz, aliá, noutra circunstância, num 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, aqui no ano de 1984, com passagens por Toronto e Estado de Massachusets onde pululam muitos emigrantes oriundos das ilhas açorianas que, muito naturalmente, sem esquecerem o torrão natal, vivem esses acontecimentos com toda a dignidade, sabendo-se que quer o Canadá e os Estados Unidos, formam os países de acolhimento na concretização de melhores condições de vida, o principal objetivo de quem emigrou.

Hoje, portanto, neste 4 de Julho, muitos amigos e conterrâneos se juntam para a celebração de mais um ano da Independência dos Estados Unidos que, apesar da crise económica em que mergulhou (e com grandes reflexos por esse mundo fora), festeja a data com pompa e circunstância. A história dos Estados Unidos é enorme até se chegar à colonização com a chegada das caravelas inglesas.

Hoje, a emigração constitui uma das maiores referências dos Estados Unidos e a comunidade portuguesa é, indiscutivelmente, umas das mais laboriosas.

Hoje, 4 de Julho, data que assinala a Independência dos Estados Unidos.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário