JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 18 de julho de 2019

De António Leal - UM PASSEIO À VILA DE S. SEBASTIÃO


UM PASSEIO À VILA DE S. SEBASTIÃO 

Quem pretender realizar um bom passeio na nossa Ilha, pode optar pela Vila de S. Sebastião, que fica situada a cerca de doze quilómetros de Angra do Heroísmo, mais ou menos a meia distância entre a cidade e a Vila da Praia da Vitória.

Saindo de Angra, pelos Portões de S. Bento, passamos a Grota do Vale, de onde podemos admirar um panorama deveras interessante. Por entre o casario da parte alta da cidade, distingue-se o novo Hospital Regional*, que é, sem dúvida, o edifício mais importante de toda a área citadina.

Para o lado Sul, avista-se o Monte Brasil, à direita do qual se desenham, lá ao longe, as Ilhas de S. Jorge e do Pico, a cuja companhia se habituaram os angrenses.

Prosseguindo a viagem, descortina-se, lá no alto da serra, a Igreja da Ribeirinha, com as suas torres erguidas ao Céu a implorarem protecção para o povo honrado e bom da paróquia.

Atravessado o curato de Santo Amaro, que faz parte da freguesia da Ribeirinha, caminhamos agora para a Feteira, cujas casas, alinhadas a um e outro lado da estrada, se vão tornando mais compactas à medida que nos aproximamos da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a Padroeira desta ridente povoação.

Vem depois a Ribeira do Testo, a que modernamente se dá a designação de Porto Judeu de Cima, cuja situação política, civil e eclesiástica pouco favorece os seus habitantes, porquanto, residindo alguns a mais de dois quilómetros da sede da freguesia, ali têm que cumprir as suas obrigações civis e religiosas.

Logo a seguir, encontra-se a Canada das Ladeiras, um dos pontos que marcam a linha divisória entre a Vila de S. Sebastião e a freguesia do Porto Judeu, a qual se situa uns cem metros do sinal indicativo da dita Vila.

Passada a Boa Vista, entramos na Vila propriamente dita, na qual se podem visitar vários pontos de interesse histórico, religioso e artístico, bem com outros de carácter paisagístico que bem merecem ser aqui lembrados.

Em primeiro lugar, temos a Igreja Matriz de S. Sebastião, cuja construção em estilo gótico-manuelino data de 1455. São dignas de registo as pinturas murais que se ostentam nas paredes laterais desta Igreja e a excelente obra de pedra lavrada que se vê nos seus arcos, nas capelas e, especialmente, no seu pórtico.
Considerado como monumento de interesse público, está entregue à Direcção Geral dos Monumentos Nacionais que há alguns anos iniciou a sua restauração, pelo que não é fácil a qualquer visitante formar uma ideia completa do velhinho templo que, segundo os mestres, é a melhor obra de arte que existe nos Açores.

Foi na Igreja Matriz de S. Sebastião que se reuniram durante muitos anos as três Câmaras Municipais da Ilha, sempre que se pretendia tomar qualquer resolução de interesse comum.

Como Ermidas sufragâneas, citamos a Ermida da Misericórdia, na rua do mesmo nome, onde ainda funciona a Santa casa da Misericórdia local; a Ermida de Santana, no Outeiro da Fonte; a Ermida de S. João, no antigo Cemitério; a Ermida do Bom Jesus, à Ladeira do Morgado, no Caminho do Porto Judeu; a Ermida de Nossa Senhora da Graça, no Arrabalde; a Ermida de Nossa Senhora da Conceição* mandada construir pela família de Gaspar Gonçalves Machado Ribeira Seca; a Ermida do actual Cemitério, onde se ostenta uma imagem de Cristo digna de ser admirada; e finalmente, a Ermida de S. João, na Ribeira Seca de Baixo, mandada construir pelos moradores do lugar.

É interessante notar que três das Ermidas acima citadas marcam factos importantes da vida terceirense. Assim, a Ermida de Nossa Senhora da Consolação, na Ribeira Seca, está situada no local onde nasceu o primeiro Terceiro; a Ermida de Nossa Senhora da Graça, no Arrabalde, foi erigida no lugar em que Frei João de Deus celebrou a primeira Missa na Ilha Terceira; a Ermida do Bom Jesus, no Caminho do Porto Judeu, foi mandada construir junto à casa em que morou Brianda Pereira, a Grande Heroína Terceirense que tanto se evidenciou na célebre Batalha da Salga.

Para quem desejar admirar alguns aspectos paisagísticos de S. Sebastião, aconselhamos uma ascensão ao Pico da Vigia, de onde poderá ver-se toda a região da Salga de onde se disfruta uma extensa e linda paisagem do lado Sul da Ilha Terceira.

Lajes, Janeiro de 1963.
L.M.D. (Luís Machado Drumond)

Notas 
1*Leia-se antigo Hospital Distrital, hoje desactivado. 
2* Nossa Senhora da Consolação. A.N.L.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário