JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Do colaborador José Henrique Pimpão - Touradas à corda - Vinte oito no concelho de Angra do Heroísmo e 14 no da Praia Vitória



Vinte oito no concelho de Angra do Heroísmo e 14 no da Praia Vitória

Touradas à corda na Terceira chegam às 42 em julho


São 42 touradas à corda no mês de julho na Terceira, sendo 24 tradicionais e 18 não tradicionais. Angra com o dobro das touradas da Praia.

                                                        
O roteiro das touradas à corda para o mês de julho a realizar na Terceira, prevê um total de 42 manifestações, sendo 28 no concelho de Angra do Heroísmo e 14 na Praia da Vitória.

Para o dia 1 de julho, está agendada uma tourada à corda no Porto de Pescas da Vila Nova (toiros: Rego Botelho). 

No seguinte (2 de julho), decorre a tourada à corda de Nossa Senhora da Ajuda - Vila Nova (Rego Botelho). 

No dia 5 de julho, está prevista uma vacada no Largo de São João - Fontinhas (José Albino Fernandes) e uma bezerrada na Casa de Saúde de São Rafael - Angra do Heroísmo (José Albino Fernandes).

Para 6 de julho, estão previstas touradas à corda no Refugo - Porto Judeu (Humberto Filipe), Santa Bárbara (José Albino Fernandes e Ezequiel Rodrigues), Largo de São João - Fontinhas (José Albino Fernandes) e uma bezerrada na Boa Hora - Terra Chã (Humberto Filipe). No dia seguinte, 7 de julho, decorre mais uma tourada à corda no Largo de São João - Fontinhas (José Albino Fernandes). 

Para o dia 8 de julho, está agendada uma tourada à corda na Boa Hora - Terra Chã (Rego Botelho e Humberto Filipe), enquanto no dia 9 de julho decorre uma vacada na Casa da Ribeira - Praia da Vitória (Humberto Filipe). No mesmo local, estão marcadas touradas à corda para 10 e 11 de julho, ambas com toiros de Humberto Filipe. A 12 de julho, decorre uma bezerrada no Corpo Santo (António Lúcio) e para o dia seguinte, 13 de julho, no mesmo local, está marcada uma tourada à corda com toiros do mesmo ganadero. Também no dia 13, decorrem as touradas à corda nas Beiras - Casa da Ribeira (Manuel João Rocha), Terreiro do Paço - Ribeirinha (Manuel João Rocha) e Cinco Ribeiras (Rego Botelho, José Albino Fernandes, Humberto Filipe e Ezequiel Rodrigues).

Para 14 de julho, estão programadas três touradas à corda: Cales - Altares (Ezequiel Rodrigues), Cova da Serreta (Ezequiel Rodrigues) e Ribeira Manuel Vieira - Santa Bárbara (Humberto Filipe). 

No dia 15 de julho, realiza-se uma bezerrada na Rua da Igreja - Ribeirinha (João Gaspar Pai) e uma tourada à corda no Caminho do Concelho - Biscoitos (Rego Botelho).

Quando o calendário estiver no dia 17 de julho, realizam-se touradas à corda no Bairro de São Pedro - Biscoitos (Ezequiel Rodrigues) e na Rua da Igreja - Ribeirinha (Ezequiel Rodrigues, João Gaspar - Pai e Filhos). 

Para o dia seguinte, 18 de julho, está prevista uma tourada à corda na Rua Longa - Biscoitos (Rego Botelho e Ezequiel Rodrigues). A 19 de julho, decorre uma tourada à corda no Largo de São Bento (Francisco Sousa). 

A 20 de julho, terá lugar uma tourada à corda na Grota do Medo - Posto Santo (António Lúcio e Francisco Pereira) e outra no Porto Judeu de Cima (José Albino Fernandes, Rego Botelho, Humberto Filipe e Ezequiel Rodrigues).

No dia 22 de julho, decorre outra tourada à corda na Grota do Medo - Posto Santo (António Lúcio e Francisco Pereira) e a 24 de julho na Rua de Baixo - São Pedro (José Albino Fernandes). A 26 de julho, será dia de tourada à corda no Caminho da Vila - Porto Judeu (Ezequiel Rodrigues). 

Para 27 de julho, estão agendadas touradas à corda na Cruz das Almas –  Feteira (Francisco Pereira) e Fonte - São Sebastião (Humberto Filipe).
Para 29 de julho, está prevista uma bezerrada na Rua da Fonte - São Sebastião (Humberto Filipe) e uma tourada à corda no Bairro da Terra Chã (Eliseu Gomes). A 30 de julho, realizam-se três touradas à corda: Regatos - São Bartolomeu (Ezequiel Rodrigues), Fonte - São Sebastião (Eliseu Gomes) e Largo da Igreja - Fontinhas (José Albino Fernandes e Rego Botelho).

Para o dia 31 de julho, estão agendadas três touradas: Largo da Igreja - Fontinhas (Ezequiel Rodrigues e Humberto Filipe), Fonte - São Sebastião (Ezequiel Rodrigues) e Doze Ribeiras (Humberto Filipe).

Horários das Touradas

Todas as touradas à corda que decorrem em julho têm início pelas 18h30, exceto a vacada de 5 de julho do Largo de São João - Fontinhas, marcada para as 17h00, a bezerrada de 5 de julho na Casa de Saúde de São Rafael (15h00), a bezerrada do dia 6 de julho da Boa Hora (17h00), a bezerrada de 15 de julho da Rua da Igreja - Ribeirinha (16h00), a tourada à corda da Grota do Medo de 20 de julho (21h00), a tourada à corda da Fonte - São Sebastião de 27 de julho (21h00) e a bezerrada na Rua da Fonte - São Sebastião de 29 de julho (14h00).
Do total das 42 touradas à corda, que se realizam em julho na Terceira, 24 estão classificadas como tradicionais e 18 não tradicionais.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário