JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Do colaborador José Henrique Pimpão - Touradas - Quarenta no concelho de Angra do Heroísmo e 29 no da Praia


Quarenta no concelho de Angra do Heroísmo e 29 no da Praia

Sessenta e nove touradas
em agosto na Terceira

Em agosto, só há dois dias sem touradas à corda. No dia 17 realizam-se cinco espetáculos, enquanto os dias 03, 20, 27 e 28 contam com quatro, cada.


                                     Foto Marco Charamba                  

Nunca se realizaram tantas touradas à corda num só mês. Em agosto, a Terceira é palco de 69 espetáculos taurinos, dos quais 40 decorrem no concelho de Angra do Heroísmo e 29 no da Praia da Vitória.
No dia 01 de agosto há touradas na Fonte de São Sebastião (Francisco Pereira) e em Santo António, nas Fontinhas (JAF e HF).

Para o dia 02 estão agendadas touradas no Areeiro, nas Fontinhas (RB e ER), na Fonte de São Sebastião (Hugo Ferreira e Paulo Neves) e junto ao Centro Comunitário da Terra Chã (ER).

A 03 de agosto têm lugar touradas na Fonte de São Sebastião (RB), na Fajã do Ficher, na Feteira (JG filho), na Guarita, em Angra (RB e JG pai), e no Caminho de São João, na Casa da Ribeira (AL e JG pai).

No dia 04 decorre uma tourada na Fonte de São Sebastião (HF) e uma bezerrada Ao Arco, em Vale de Linhares, em São Bento (MJR).

Para o dia 05 está marcada uma vacada no Juncal, na Praia (JAF), e uma tourada no Terreiro, na Terra Chã (HF).

Ao Arco, em Vale de Linhares, (MJR), e o Juncal (JAF) acolhem touradas no dia 06.

No dia 07 há touradas à corda no Juncal (JAF) e nas Quatro Ribeiras (JG pai).
A 08 de agosto há uma tourada nas Quatro Ribeiras (JG pai e filho) e, no dia 09, no Caminho do Cemitério, na Praia (ER).

Para o dia 10 estão previstos espetáculos na Estrada 25 de Abril, na Praia (ER), no Cambalim, em São Bento (António José Fernandes), e no Biscoitinho, em São Mateus (ER).

No dia 11 há uma tourada no areal da Praia (JAF, HF, EG e JG pai) e, a 12 de agosto, decorre uma bezerrada no Porto de São Mateus (HF). 

O porto de pescas do Porto Judeu é palco de uma tourada no dia 14 (MJR), seguindo-se touradas, a 15 de agosto, na Serra de Santiago, nas Lajes (ER), e no Lameirinho (JAF e FS).

No dia 16 há touradas à corda no Bairro do Lameirinho (HF e FP) e na Agualva, no largo da igreja (HF e ER).

Para o dia 17 estão agendadas touradas no Cruzeiro, na Agualva (JAF e JG pai), no Caminho da Esperança, no Porto Judeu (ER), no Porto de São Mateus (HF) e no Caminho de Santo Isidro, na Casa da Ribeira (AL), bem como uma bezerrada no Bairro do Lameirinho (FS).

A 18 de agosto realizam-se touradas na Agualva, no largo da igreja (JAF, ER, HF e JG pai), e nas Cinco Ribeiras (Dédalo Ribeiro), assim como uma bezerrada na Canada do Parada, na Feteira (JAF).

No dia 19 há uma tourada Às Pias, em São Brás (MJR), uma vacada na Canada das Roças, no Posto Santo (AL) e uma bezerrada na Canada do Parada, na Feteira (RB). 

Seguem-se, a 20 e agosto, touradas no Terreiro, no Posto Santo (ER e AL), na Feteira (JAF e RB), Às Pias, em São Brás (JAF e ER) e nas Cinco Ribeiras (HF).
No dia 21 realizam-se touradas Às Pias, em São Brás (ER) e na Feteira (JAF, RB, HF e ER).

A 22 de agosto decorre uma tourada no Bairro do Lameirinho (EG) e, no dia 23, na Canada de Santo António, no Posto Santo (AL).

Para o dia 24 estão agendadas touradas na Canada do Regelo, na Fonte do Bastardo (ER), e em São Brás, no largo da igreja (JAF).

No dia 25 há touradas na zona industrial de Angra (HF, MJR, JG pai e FP), na Canada do Biscoitinho, na Fonte do Bastardo (EG), e no Bairro do Bravio, em São Mateus (HF, JAF, AA e JG filho).

A 27 de agosto têm lugar touradas na Praça da Vila Nova (HF) e em São João de Deus (EG), assim como bezerradas na Ladeira Grande (JAF) e no Cabo da Praia (JG filho).

Para o dia 28 estão previstas touradas no Terreiro Santo, na Vila Nova (ER), na Rua das Pedras, no Cabo da Praia (HF), na Ladeira Grande (JAF) e em Santa Bárbara (FP).

No dia 29 decorrem touradas na Praça da Vila Nova (JAF), e na Rua das Pedras, no Cabo da Praia (JG filho), bem como uma bezerrada em Santa Bárbara (FP).
A 30 de agosto há touradas na Presa Grande, no Raminho (HF), e na Ribeira Seca (HF).

Finalmente, no dia 31, realizam-se touradas em Santa Bárbara (JAF, RB, HF e ER), no Outeiro Galhardo, na Ladeira Grande (JAF), e na Rua das Pedras, no Cabo da Praia (MJR).

Das 69 touradas à corda que se realizam em agosto na Terceira, 40 são tradicionais e 29 não tradicionais.

Horários
As touradas à corda têm início pelas 18h30 até 15 de agosto. A partir do dia 16 começam às 18h00, bem como as integradas nas Festas da Praia.
Têm outros horários os espetáculos taurinos que se realizam junto ao Centro Comunitário da Terra Chã, no dia 02 (21h30), Ao Arco, em São Bento, no dia 04 (17h00), no Porto de São Mateus, no dia 12 (16h30), no Bairro do Lameirinho, no dia 17 (16h00), no Cabo da Praia, no dia 27 (17h00), em Santa Bárbara, no dia 29 (14h00), e na Ribeira Seca, no dia 30 (21h00).

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário