JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Todos aqueles que comigo trabalharam



Publicado em 2010

Todos aqueles que ao longo destes anos trabalharam comigo, nomeadamente nos projectos levados a cabo pela Impraçor (Jornal do Desporto e Suplemento do Açoriano Oriental) e Diário Insular, sabem que sempre dei a mão a todos aqueles que pretendiam enfileirar-se no grupo de jornalistas, neste caso os de desportivamente falando, o meu verdadeiro “métier”, apesar de agora, e em parte, ter mudado o meu estilo, mas, como se sabe, apenas sou um jornalista de presença assídua neste jornal, no Azores Digital e no site e blogues do cantor Roberto Carlos, motivo que muito me orgulha, agradecendo a confiança depositada em mim pelas pessoas que coordenam. É assim que me vou mantendo para, se possível, e Deus me ajudar com saúde, chegar aos 50 anos de carreira. Só faltam três anos e dois meses, mas ainda é muito tempo e, neste período, muita coisa poderá acontecer. É a lei da vida.

Voltando ao princípio, é com gáudio que vejo antigos companheiros que estiveram ao meu lado nos referidos projectos a manterem-se como colaboradores do fim-de-semana. Ainda bem que isso acontece porque poucos são aqueles que estão vocacionados para o chamado jornalismo desportivo, apesar de eu sempre dizer que um jornalista é jornalista em qualquer circunstância. Talvez eu possa ser, e passando a imodéstia, um desses exemplos. Mas, por outro lado, com os cursos de comunicação social, estão surgindo novos valores, alguns dos quais seguindo as pegadas de próprios familiares, citando, entre outros, a filha do meu querido companheiro Luciano Barcelos que também teve iniciação neste jornal. Nessa altura, eu já por cá andava. Porém, outros aqui estão valorizando a classe e projectando-se para o futuro e que, na verdade, muito dependerá destes jovens agora formados e iniciados neste jornalismo para o qual se deseja a mesma seriedade de sempre, pese embora algumas “ovelhas ranhosas” que o pretendem denegrir com os seus interesses pessoais. Mas isto acontece em toda e qualquer profissão.

Desses jovens agora iniciados, quero aqui destacar Rodrigo Silva, colaborador de “A União” e que, também, desfruta de um interessante blogue. É um jovem, por aquilo que já contatei através dos seus escritos, com potencial e de uma consoladora humildade. Vejam só a mensagem que este jovem companheiro me enviou através do facebook, mensagem essa que, para além de ser surpreendente, também serviu para eu meditar que, afinal, no jornalismo, não estou tão velho assim. E com os meus 67 anos de idade, ainda vou preparando textos totalmente de memória, uma vez que, neste Brasil onde me encontro, não disponho de dados refrentes ao que pretendo escrever da nossa terra e não só. Ora, Rodrigo Silva escreveu assim:

“O Roberto Carlos nos Açores era algo incrível de que qualquer açoriano se orgulharia de ver...

Já agora aproveito que descobri o seu facebook para fazer umas observações:
Adoro o seu trabalho enquanto jornalista (pelo menos nos artigos todos que já li para a União)

Gostaria um dia de chegar à sua idade (não o chamando o velho obviamente) e ter metade da sua capacidade para escrever...

- Agradeço a visita que me fez no blogue há uns tempos atrás, e é sempre motivador para um jovem como eu ouvir um elogio um pequeno apoio - por mais breve que seja - de alguém que escreve tão bem como o senhor...

Muitos parabéns pelo seu talento, pela seu trabalho enquanto jornalista, enquanto observador, enquanto critico até...velho obviamente) e ter metade da sua capacidade para escrever...

Agradeço a visita que me fez no blogue há uns tempos atrás, e é sempre motivador para um jovem como eu ouvir um elogio um pequeno apoio – por mais breve que seja – de alguém que escreve tão bem como o senhor...”

Muitos parabéns pelo seu talento, pelo seu trabalho enquanto jornalista, enquanto observador, enquanto crítico até...

Afinal, e bem vistas as coisas, eu também me sinto incentivado com estas palavras para chegar aos 50 anos de carreira. É caso para se dizer: obrigado, meu jovem companheiro!

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário