JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Do médico fisiatra António Raposo - Artigo do Diário dos Açores Conselhos de médico 31


Artigo do Diário dos Açores
Conselhos de médico 31

1 –Neurinoma, neuroma, metatarsalgia ou síndrome de Morton.

2 – As queixas principais são dores na região anterior do pé , sensação de queimadura, formigueiros e por vezes algum inchaço.

3 – Trata-se de um nódulo de um dos nervos intermetatársicos, junto à extremidade distal destes (quer dizer já perto dos dedos), que pode atingir cerca de 1 centímetro de diâmetro, o que num espaço que é muito “apertado” acaba por ser a causa das dores.

4 – É muito frequente nas mulheres com cerca de 50 anos, numa proporção de 
4 casos em mulheres para um nos homens e o nervo do terceiro espaço intermetatársico é o mais vezes afetado.

5 – Os fatores de risco são: obesidade, uso de sapatos altos e ou “bicudos” (porque comprimem os metatarsos), traumatismos repetidos com calçado inapropriado e aumento brusco da atividade física.

6 – O diagnóstico é essencialmente clínico com dor à palpação local e nas manobras de compressão lateral dos metatarsos. Por vezes é pedido uma ecografia e um Rx para despiste de eventual fratura de stress.

7 - O tratamento mais eficaz, para além da correção dos fatores de risco, é o uso de uma palmilha adaptada por medida, associado a uma ou mais infiltrações locais com cortisona e anestésico (não dói mesmo nada). Nos casos em que as infiltrações estão contra indicadas (como na diabetes) os tratamentos de fisioterapia podem ajudar. A cirurgia só deverá ser efetuada se todas as outras medidas falharem.

8 – Nota: O nódulo é uma tumefação do nervo. É um “tumor” benigno. Quando digo isto os doentes ficam logo assustados. Costumo dizer que no mundo nunca ninguém morreu disto. Fique descansada, digo eu, se morrer de neurinoma de Morton ficará na história como a primeira pessoa do mundo que morreu disto. Pode até ser que mudem o nome da doença e passe a chamar-se … o seu nome…!!!

António Raposo, médico fisiatra.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário