JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 5 de dezembro de 2020

A Live 34 do maestro Eduardo Lages - Uma Live com músicas de filmes

A Live 34 do maestro Eduardo Lages 

Uma Live com músicas de filmes


INTRÓITO – Da autoria do jornalista Carlos Alberto Alves

10 de julho de 2016  ·

Sonhando ao som de Eduardo Lages - Allez, Portugal! 

(Quando Portugal foi Campeão da Europa de Futebol)

Logo pela manhã um friozinho no estômago, só de pensar que, a partir das 16 horas de Brasília, vai ser para sofrer a valer. Chego ao computador tento relaxar e o melhor mesmo foi entrar  ouvir o maestro Eduardo Lages para alinhavar este apontamento matinal. Uma das músicas, com o coral a cantar SOU FELIZ. É verdade, sou feliz por ser português, sou feliz porque tudo o que fiz (e ainda tenho feito) jornalisticamente falando, para só falar desta vertente.

Olho para a televisão e já há canais brasileiros falando do jogo França - Portugal e aconteceu que voltou o friozinho no estômago quando deparei com alguns depoimentos provocadores dos franceses. Aliás, quem já esteve (e lá está agora) em França conhece muito bem a arrogância dos franceses e um dos seus paradigmáticos esteve na presidência da UEFA, mas, felizmente, acabou por sair pela porta pequena.

Medito seriamente nesta frase "vamos acabar com eles, os portugueses". Meus caros "francius" (queria colocar aqui uma coisa feia, mas não devo por uma questão de ética), nós também temos as nossas armas. Vocês orgulham-se muito de Napoleão Bonaparte, mas nós fomos muito mais além com os nossos navegadores, a tal Circum-Navegação que vocês "francius" não sabem, porque são uns arrogantes, que demonstram uma confrangedora falta de humildade. Se eu soubesse dedilhar no piano como o maestro Eduardo Lages, tocaria uma canção no género "arrogantes, maldizentes, que são os 'francius'".

O futebol é uma negação do impossível é por isso que, muitas das vezes, acontecem desfechos surpreendentes, como, por exemplo, um David vencer Golias. Mas aqui, no dia de hoje em Paris, nem David nem Golias, são duas forças iguais e nós portugueses nem necessitamos de imitar os islandeses. Somos genuínos e, como tal, acreditamos que o engenheiro Fernando Santos montou uma táctica-estratégia para vencermos, mas, se tal não acontecer, continuaremos a ser os portugueses da Circum-Navegação que, pelo tempo fora, jamais se amedrontarão com os súbitos de Napoleão Bonaparte. Por isso mesmo, Portugal, Allez!!

Carlos Alberto Alves – Jornalista


A LIVE-34


E que bela música para abrir, alegrando centenas e centenas de coração de fãs. Do filme Casa Blanca, que vi em reprise.

Falou do evento que participou em Brasília, um evento social.

Uma música de 1970, de Roberto Carlos. A sequência lógica. E nada melhor do que começar por trazer o rei.

Infelizmente, a net começou com problemas, mas deu para acompanhar a música do filme Dr. Jivago! Aliás, esta Live destinada a músicas de filmes.

Uma música de 1939 que, depois, virou trilha de muitos filmes. 1939 nasci quatro anos depois em plena guerra de 43.

A música do filme Roberto Carlos a 300 quilómetros por hora. Quem diria esta trilha sonora.

Do ano de 1971, a trilha do filme Verão-42! Uma das suas músicas preferidas.

E o maestro Eduardo Lages foi seguindo a seguência da sua programação com trilhas de músicas de filmes.

E trouxe junto a si o seu neto Henrique, botafoguense. E hoje o Botafogo perdeu com o time do avô, o Flamengo.

E veio o momento do baile, com uma música de 1932. Óbvio uma música de filme, bem conhecida, “made in Itália”.

Mais uma música para o baile. De trilha sonora de um filme, cujo nome não me ocorreu, para mais que, em 1932, ainda eu não era nascido.

Uma música para reflexão, como sempre acontece. É um ritual indispensável. O sentimento não se compra, mas sim transmitido com aquela essência de amor fraterno para chegar a todos nesse mesmo momento.

E para encerrar uma música do filme Roberto Carlos em ritmo de aventura. Por isso corro de mais. Eu também corro de mais nas teclas do computador.


 

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário