JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 24 de maio de 2017

De touros - Do colaborador José Henrique Pimpão





Terceira é palco em junho de 42 touradas à corda 

Trinta e quatro decorrem no concelho de Angra e oito no da Praia


                                                            

(Foto Carlos Aguiar) TOURADAS À CORDA. Em junho, 24 são tradicionais e 18 não tradicionais


 Quarenta e duas touradas à corda estão agendadas para o próximo mês de junho na Terceira. Nos dias 15 e 17 realizam-se quatro espetáculos taurinos.

O calendário de touradas à corda para junho prevê a realização de 42 manifestações taurinas na Terceira, das quais 34 decorrem no concelho de Angra do Heroísmo e oito no da Praia da Vitória.
A primeira tourada de junho tem lugar no dia 03 em São Mateus, no Largo da Igreja (JAF).

Para o dia 05 estão agendadas duas touradas à corda, uma na Terra Chã, no Terreiro (HF), e outra nos Altares (RB).
Também no dia 06 decorrem duas touradas, nomeadamente em São Luís, Vale de Linhares (António José Fernandes), e em São Bartolomeu, no Terreiro (JAF, ER, HF, FS).
No dia 07 de junho realiza-se, de novo, uma tourada na freguesia de São Mateus, mas, desta vez, no Terreiro (JAF).
O Rossio, na Praia, acolhe uma tourada e uma bezerrada nos dias 08 e 09, respetivamente (ER).
No dia 10 há touradas no Rossio (ER) e no Outeiro, em Angra (HF) bem como uma bezerrada na Rua Recreio dos Artistas, na Sé (Hugo Ferreira).
Para o dia 12 estão agendadas touradas no Raminho (RB) e em São João de Deus (EG).
A 13 de junho realizam-se touradas em São Luís, Vale de Linhares (António José Fernandes), na Terra Alta, em São Mateus (GO), e na Fonte de São Sebastião (MJR).
O dia 14 conta touradas no Terreiro, em São Mateus (RB), e na Ribeirinha, na Rua da Igreja (JAF, HF, JG pai e JG filho).
Para o dia 15 estão previstas touradas na Ribeirinha, no Terreiro do Paço (JAF), no Cantinho de São Mateus (JAF, ER, HF e António Lúcio) e no Porto Martins, no Largo Comendador Pamplona (MRJ), bem como uma vacada na Serra de Santiago, na Praia (ER).
Seguem-se touradas, no dia 16, na Praça da Vila Nova (ER) e no Porto Judeu, no Terreiro (JAF e HF).
No dia 17 há quatro touradas à corda: na Serra de Santiago (ER), em Santa Bárbara (ER e HF), em Santo Amaro, na Ribeirinha (JAF e RB), e na Boa Viagem, no Corpo Santo (António Lúcio).
Para o dia 18 estão marcadas touradas nas Cinco Ribeiras (HF), na Ladeira Grande (Francisco Pereira), e no Pico Redondo, em São Bento (MJR).
A 19 de junho há touradas na Ladeira Grande (HF) e nas Figueiras Pretas, em São Pedro (EG).
Nos dias 20 e 21, respetivamente, realizam-se touradas na Ladeira Grande (JAF) e nas Bicas de Cabo Verde (EG).
A 24 de junho tem lugar a espera de gado no Alto das Covas (EG) e, no dia 25, decorre uma tourada no Porto de São Fernando, na Praia (HF e MJR).
Para o dia 26 está agendada a espera de gado para crianças na Rua de São João (Genoveva Tristão), enquanto a 27 e 28 de junho, respetivamente, há touradas nas Doze Ribeiras (JAF e HF) e em São Mateus, no Terreiro (RB, MJR, FS e JG pai).
Decorre ainda no dia 29, na Praça de Toiros da Ilha Terceira, o Festival de Capinhas (RB, HF, ER, EG, MJR e FP).
Das 42 touradas à corda previstas para o próximo mês na Terceira, 24 são tradicionais e 18 não tradicionais.
Horários
Todas as touradas que se realizam em junho têm início pelas 18h30, exceto a bezerrada na Rua Recreio dos Artistas, no dia 10, e a vacada na Serra de Santiago, no dia 15, que começam às 15 e 18h00, respetivamente.
Também as espetáculos taurinos integrados nas Sanjoaninas 2017 têm horário diferente.
Assim, a espera de gado no Alto das Covas, no dia 24, está marcada para as 13h00, e a espera de gado infantil na Rua de São João, no dia 26, para as 12h00.

As touradas à corda que se realizam na Feteira, no dia 26, nas Doze Ribeiras, no dia 27, e no Terreiro de São Mateus, no dia 28, também integradas nas festas Sanjoaninas 2017, têm início marcado para as 18h00.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

1 comentário:

  1. Esta notícia diz do DESCOMUNAL ATRASO CIVILIZACIONAL em que vivem estas "gentes" medievalescas, primitivas, incultas, que desconhecem o DIVERTIMENTO CIVILIZADO. Ficaram paradas no passado, recusam-se a evoluir e optam por continuar mergulhadas numa IGNORÂNCIA profunda, a anos luz das sociedades modernas do século XXI.
    Mas a culpa é de governantes ainda mais ignorantes e primitivos do que este povo, a quem não dão oportunidade de evoluir.

    ResponderEliminar