JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Do jornal A União




A DOCEMANIA PELA FOTOGRAFIA

A cada dia que passa somos surpreendidos com valores que despontam na arte de fotografar e com incursões pelo facebook. E o melhor de tudo isto é que nos fazem recordar, através de excelentes imagens, a nossa terra. Consequentemente, nós que estamos fora da ilha sentimos, ipso fato, uma enorme nostalgia. Inclusivamente, passamos aos amigos estrangeiros (no meu
caso aos brasileiros) estas imagens com o intuito de, através das mesmas, revelarmos o que de agradável existe nos Açores e aqui concretamente sobre a ilha Terceira, já que os protagonistas aqui residem


Primeiramente, nesta docemania pela fotografia, o nosso Ricardo Laureano, fotógrafo que comigo trabalhou no “Diário Insular” e que sempre serviu a preceito o que dele pretendíamos. Na regularidade e na eficiência do próprio trabalho.


Depois, como primeira grande avaliação, um velho amigo e também colega de trabalho, João Frederico Pinto Correia Câmara que nos tem presenteado com fotos maravilhosas, passando ele, para o efeito, por vários pontos da ilha Terceira o que, efetivamente, nos faz redobrar esse tal espírito nostálgico. E nota-se, dia-a-dia, um aperfeiçoamento, sobretudo os ângulos procurados para uma imagem de certo modo espetacular. É por isso que sempre dizemos que afloram sensibilidades que não foram descobertas a devido tempo, mas nunca é tarde para que sejam colocadas em prática com a sempre almejada receptividade.


Um outro figurante surgiu também ainda com igual dose de admiração. Trata-se de José Henrique Sousa, que conheci de perto quando ele chefiou a secretaria da Escola de Enfermagem de Angra do Heroísmo. E o curioso, também, é que, segundo uma revelação do próprio, um dos meus regulares leitores neste matutino. Fotos de qualidade da nossa terra de José Sousa no facebook. Embora reconheça que não é possível uma comparação real, por brincadeira digo que o Ricardo Laureano começa a ter uma forte concorrência. Claro que os objetivos do RL são bem diferentes dos referidos João Câmara e José Sousa. E digo mais: se eles têm aparecido com essa disposição em anos transactos, aqueles em que eu estava num jornalismo mais ativo, como coordenador ou editor, por certo que os chamaria para integrarem o naipe de colaboradores. Como se sabe, nunca abundaram pessoas com essa disposição de fotografar. Lembro-me do Carlos Aguiar no DI e do José Lourenço, improvisado, em A União. Mesmo assim, o José Lourenço (irmão do Elvino Lourenço) deu sempre boa conta do recado.
Portanto, fica a felicidade em ver dois amigos fotografando lindas paisagens da nossa terra e que são apreciadas por todos aqueles que estão vivendo no estrangeiro, por exemplo.
Amigos não percam a embalagem. Cá esperamos por novas fotos. E as festas do verão estão à porta. Um forte abraço para o Ricardo Laureano, João Câmara e José Sousa.








Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário