JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Amigos emigrados para a Califórnia


JOSÉ ÁVILA – O HOMEM QUE RELANÇOU O PORTUGUESE TRIBUNE



Na verdade, sempre tenho procurado falar de pessoas da nossa terra que se têm evidenciado, sobretudo aqueles que rumaram para terras do Tio Sam na busca de melhores condições de vida. E são esses mesmos conterrâneos que, dentro das suas próprias profissões, têm contribuído para o desenvolvimento dos países que os acolheram. São os chamados emigrantes. E a comunidade
açoriana multiplicou-se na América do Norte e Canadá, para apenas falar destes onde se concentra o maior número do que sempre denominamos por “gente cá da gente”.
Ora, foi com agradável surpresa que soube, ainda estava em Portugal, obviamente, que o meu particular amigo e quase vizinho (eu na Rua da Oliveira e ele na Rua dos Canos Verdes), José Ávila (vulgo Zezé) lançou mãos com a feitura de um jornal, quinzenário, com sede em Modesto (Califórnia), que serve a contento a comunidade portuguesa, já de si enorme, visto que não se trata apenas de açorianos. No vasto Estado da Califórnia pululam muitos portugueses oriundos de vários pontos do país, incluindo os açorianos e madeirenses, que fazem parte do todo nacional e que hoje, felizmente, já são vistos de forma bem diferente pelos continentais.
José Ávila, que estudou no Liceu de Angra do Heroísmo, casou com uma filha de um velho amigo, desportista e aficionado da festa brava, o saudoso Rui do Vale, com quem sempre mantive as melhores relações. E curiosamente, na minha recente deslocação à Terceira (em Dezembro do ano passado), na festa de Natal do Centro de Saúde de Angra (lá fui funcionário) fiquei colocado na mesa onde se encontrava a Lúcia Vale (RIP) e o seu marido, Francisco Botelho.
Do José Ávila, a recordação dos bons-velhos-tempos em que um grupo de amigos lá das ruas vizinhas (Paulo Henrique Jácome, eu próprio, Jorge Jacinto, José Nicolau Garcia, Adalberto, Fernando Valentim e outros) frequentava a sua casa, levados pelo seu irmão Jorge Frederico Cabeceiras de Ávila, o popular Yaúca e que dele já aqui falei. Fomos sempre bem recebidos pelos pais do José Ávila, ele próprio e sua irmã Maria da Conceição (Sãozinha) que se encontra na Terceira.
Felicito o José Ávila pelo seu empenho e fundamentalmente pela qualidade do jornal que apresenta aos leitores. Na realidade, o Tribuna Portuguesa está no caminho certo, publicando interessantes artigos e reportagens, para além das notícias de aniversário, falecimentos, etc.
Dizer também que sinto enorme prazer quando sou solicitado para publicar algum dos meus artigos no Portuguese Tribune. Penso que sou um homem de qualidade e ligado intrinsecamente à qualidade, como é o caso do Portuguese Tribune.


                                                   

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário