JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 16 de junho de 2018

De passagem pelo facebook



Vitor Alves

Pesadelo... mais um!

O abandono a que os militares americanos e portugueses votaram a Base das Lajes continua a fazer estragos no tecido social da Terceira. Agora, são os despejos de famílias que compraram casas a americanos aldrabões, nos arredores da Base, que as venderam sem serem proprietários dos terrenos onde as construíram. 

E a Força Aérea Portuguesa, que durante anos a fio alugou vastas extensões de terras fora da Base, para que os americanos construíssem as casas, deixou também que estes as vendessem a portugueses, quando acabavam as comissões e regressavam aos Estados Unidos.
As regras diziam que as casas não podiam ser vendidas, já que revertiam para a Força Aérea, ou teriam de ser abatidas, quando os americanos que as construíram deixassem a ilha. A Força Aérea, com muitas centenas de efetivos nas Lajes, enquanto os americanos lá estiveram (ninguém fala na redução do efetivo militar português!), fechou os olhos, tendo conhecimento destas vendas clandestinas. E agora que os problemas surgem, assobia para o lado! A anarquia que começa a grassar nas imediações da Base das Lajes - abandono do efetivo militar, abandono de moradias do bairro americano, abandono de moradias e de instalações militares, contaminação de solos, terra de ninguém, despejo de moradores - é deveras preocupante! E não é justo que se bata à porta da Câmara da Praia da Vitória ou do Governo Regional, a pedir solução para o problema. O Estado, como pessoa de bem, tem de chegar-se à frente, porque foi ligeiro e eficaz a cobrar impostos sobre estas moradias clandestinas. Cobrou ao dono do terreno ou da casa? Ou cobrou aos dois?




Clélio Meneses

Presidente da Câmara Municipal reconhece que a autarquia aconselhou mal os moradores a não pagarem renda dos terrenos e que isso está na origem do actual problema de despejos por via judicial... E consequências dessa má actuação do município?...

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário